Vara distrital em Salto de Pirapora depende de estudos de prioridade


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira
Em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Celso Limongi, na última terça-feira, 9/5, o deputado Hamilton Pereira (PT) e o prefeito de Salto de Pirapora, Joel Haddad, foram informados de que a instalação de uma vara distrital no município depende da conclusão de estudos que vêm sendo feitos pela Corregedoria Geral da Justiça para estabelecer um cronograma de instalações conforme o volume de demandas de cada localidade.
O desembargador também informou que Salto de Pirapora ainda não foi incluída nos estudos, pois o projeto que criou a vara distrital foi aprovado somente no final de março. Outra dificuldade apontada por Limongi refere-se a um déficit de 593 juízes e cerca de 10 mil funcionários no Estado, assim como a aprovação do Projeto de Lei Complementar 10/05, que reclassificou as entrâncias e comarcas. "Também estamos fazendo todo um levantamento para verificar qual a movimentação de juízes promovidos e avaliar como ficará o quadro", explicou o desembargador.
O diretor jurídico da Prefeitura de Salto de Pirapora, Elio Rosa Batista, buscou sensibilizar o desembargador afirmando que a instalação da vara distrital, além de resolver o problema da população, que não precisará mais se deslocar até Sorocaba para buscar seus direitos na Justiça, também pode ajudar a desafogar as varas cível e criminal de Sorocaba, onde tramitam mais de 8 mil processos.
Joel Haddad também afirmou que a prefeitura disponibilizará toda a estrutura física e funcionários necessários para a instalação da vara. Hamilton Pereira, por sua vez, destacou os recentes investimentos que vêm sendo realizados na região, como a instalação de um campus da Universidade Federal de São Carlos na divisa de Salto de Pirapora com Sorocaba, lembrando que isso certamente aumentará ainda mais a demanda para Sorocaba.
O parlamentar também entregou ao desembargador uma cópia da emenda aprovada no Orçamento Estadual para 2006 destinando R$ 100 mil para a instalação da Vara Distrital de Salto de Pirapora. Celso Limongi considerou que o pleito é justo e se comprometeu a incluir o município nos estudos do Tribunal de Justiça. A reunião também foi acompanhada pelo diretor de transporte de Salto de Pirapora, Antônio Carlos de Oliveira, pelo representante da OAB Seção Sorocaba, Antônio Francisco Mascarenhas, e pelo assessor de relações públicas da Presidência do Tribunal de Justiça, Paulo Bonfim.
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações