Solene homenageia químicos do ABC


26/09/2008 18:29

Compartilhar:

Paulo Antonio Lage <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/SolQuimicos -ROB-paulo antonio lage (4 of 6).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rui Falcão, Remigio Todeschini e Paulo Lage <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/SolQuimicos -ROB-dep rui falcao.remigio todeschini.paulo lage (1 of 1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Químicos do ABC recebem homenagem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/SolQuimicos -ROB_4049.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edilson de Paula <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/SolQuimicos -ROBedilson de paula (3 of 4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o intuito de homenagear os 70 anos do Sindicato dos Químicos do ABC, foi realizada nesta sexta-feira, 26/9, uma sessão solene na Assembléia Legislativa, a pedido do deputado Rui Falcão (PT), que comandou os trabalhos.

O sindicato foi fundado em 8 de outubro de 1938, com o nome de Sindicato dos Químicos de São Bernardo. Em razão do crescimento da região mudou o último nome para ABC. Atualmente a entidade conta com 20.500 afiliados em uma categoria com mais de 40 mil trabalhadores ativos na região. "Esse sindicato nasceu antes mesmo da própria região se formar completamente", afirmou Paulo Antônio Lage, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC.

De acordo com Lage, a importância do sindicato ultrapassou as barreiras da região onde ele está localizado. "Muitas das conquistas do nosso sindicato aqui no ABC se refletem em todo o Estado", disse.

O deputado Rui Falcão (PT) lembrou da importância do sindicato para a conquista dos direitos dos trabalhadores. "O sindicato teve um papel vital na organização dos trabalhadores", falou.

Graças aos incentivos do governo federal na exploração do petróleo, o setor químico está sendo bastante beneficiado tanto com a geração de empregos quanto na valorização do profissional. "O setor químico e petrolífero estão intimamente ligados e com a descoberta do pré-sal o setor deve ser ainda mais beneficiado", disse o vereador Francisco Chagas (PT).

O representante do Ministério da Previdência Social, Remígio Todeschini, informou que o sindicato é responsável pela elaboração de leis que dão mais segurança ao trabalhador químico de todo o Estado.

Edílson de Paula, presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores, lembrou que a primeira sede da CUT foi instalada no Sindicato dos Químicos do ABC e comentou as lutas e conquistas do sindicato nesses 70 anos.

alesp