Governo paulista anuncia 60 mil vagas em cursos gratuitos


26/03/2010 18:46

Compartilhar:

Luciano Batista (2º à esq.) acompanha o lançamento do programa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/LUCIANOBATISTA60MIL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Serra e o deputado Luciano Batista (PSB) anunciaram, no dia 17/3, a abertura de 60 mil vagas em cursos gratuitos do Programa Estadual de Qualificação Profissional, com bolsa-auxílio de R$ 210 para este ano. O anúncio, no Palácio dos Bandeirantes, contou ainda com a presença do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos.

"É um projeto fantástico do governo do Estado e como deputado pude colaborar com todo o programa, viabilizando o acordo com o Senat, que vai formar 5.460 trabalhadores na área de transportes", explicou Luciano Batista, lembrando que o setor utiliza enorme mão de obra na Baixada Santista.

Dessas vagas, 900 são oferecidas para moradores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. No total, serão ministrados 154 cursos em 205 cidades de todo o Estado, em áreas como comércio, transportes, indústrias, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing.

Batista explica que o programa beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. "Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos desempregados que estão no auge da capacidade produtiva".

Os cursos terão 230 horas, sendo 150 de reforço do ensino básico e o restante em habilidades específicas e práticas sobre a profissão.

lbatista@al.sp.gov.br

alesp