Inauguração da ETE Taubaté-Tremembé


09/03/2010 17:21

Compartilhar:

Autoridades na inauguração de ETE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/AFONSOLOBATOTREMEMBE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Afonso Lobato (PV) participou, no dia 8/3, da inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos Taubaté-Tremembé. A obra, que consumiu recursos no valor de R$ 99 milhões, foi viabilizada com a participação do parlamentar, que insistiu junto ao governo do Estado sobre a necessidade do investimento. A estação já começou a tratar parte do esgoto das duas cidades, beneficiando 350 mil pessoas, sem contar com as demais cidades, rio abaixo, que terão o rio menos poluído. "Quando assumi meu primeiro mandato, assumi também a bandeira em defesa do rio Paraíba", afirmou Lobato.

Quando estiver em plena operação, daqui a dois meses, serão tratados cerca de 1,8 milhão de litros de esgoto/segundo, o que representa 25% do total do que é lançado no rio, subindo para 73% o total do esgoto tratado na bacia. "É um grande ganho para o meio ambiente e para a saúde da população do Vale do Paraíba. É um investimento na qualidade de vida", disse Lobato.

O projeto do sistema Taubaté-Tremembé recebeu o primeiro prêmio da Agência Nacional de Águas - ANA, entre 50 projetos enviados por todos os estados brasileiros. "O valor do prêmio, R$ 16 milhões será aplicado no Vale do Paraíba", garantiu Serra.

Serra e a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, anunciaram também que todos os municípios operados pela Sabesp na bacia do rio Paraíba e mais os dez municípios que têm seus serviços autônomos, com apoio do Programa Água Limpa, terão 100% dos esgotos coletados tratados, até 2015.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp