Deputado quer agilizar trem expresso para o Grande ABC


07/10/2005 13:39

Compartilhar:

Mario Bandeira, presidente da CPTM e deputado Donisete Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mario bandeira e donisete braga.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Donisete Braga (PT), que há anos luta pela implantação de um trem expresso ligando Mauá, no ABC Paulista, à estação de metrô do Brás, disse que vai intensificar o trabalho no sentido de que o governo estadual agilize a construção da segunda linha férrea, paralela à Linha D, para possibilitar o funcionamento do expresso. Segundo o deputado, é preciso que a população também se mobilize e cobre a melhoria. A implantação da linha expressa foi incluída no Plano Integrado de Transportes Urbanos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O Plano prevê investimentos de R$ 17 bilhões até 2010.

Recentemente o deputado reuniu-se com o presidente da CPTM, Mário Bandeira, para tratar do trem expresso bem como de outras obras na Linha D, que serve as cidades do Grande ABC. "Hoje o trabalhador espera quase 10 minutos pelo trem. Com o expresso, serão 3 minutos, o que vai imprimir qualidade e agilidade no transporte", comentou Braga. Segundo ele, já que o Estado descartou a construção do metrô, precisa investir para melhorar o atendimento da CPTM. O presidente da empresa disse ao deputado que, antes do expresso, as 53 estações serão reformadas.

O parlamentar vem insistindo na implantação do expresso por meio de indicações e requerimentos ao governo do Estado. A Linha D, que serve o ABC, com 37 quilômetros, transporta 219 mil passageiros por dia. Ele explicou que, com o funcionamento do expresso, quase 50% dos usuários da CPTM no ABC serão atendidos, resultando em redução de um minuto no tempo de percurso (de 9 para 8) e oferta de 2 mil lugares a mais nos trens da Linha D, que seguem até a Estação da Luz. "Com isso", disse, "os usuários vão gastar menos tempo no transporte".

dbraga@al.sp.gov.br

alesp