Skate: muito mais que um esporte

Opinião
04/08/2005 18:52

Compartilhar:

Deputado Alberto "Turco Loco" Hiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Turco loco05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Costumo dizer que o skate é mais que um esporte. Desde que começou a virar uma mania na década de 70, o skate influenciou o comportamento e o estilo de vida de toda uma geração. Ele influi na vida dos praticantes, no comportamento, na maneira de se vestir etc, sendo uma uma manifestação natural do comportamento do jovem e um traço cultural desta e de outras faixas etárias.

O skate ganhou espaço dentro da sociedade e da economia do país nestas últimas três décadas, porém as suas conquistas não foram acompanhadas com a devida atenção pelo poder público. Talvez tivéssemos hoje uma juventude menos encarcerada e menos carente de oportunidades de vida e de diversão se os governantes tivessem olhado com mais carinho para este esporte.

O Brasil é campeão mundial de skate em diversas categorias e também um dos países onde essa arte mais cresce no mundo. Tanto é verdade que nascem constantemente novas empresas destinadas a esse público, formando um mercado de grande potencial na venda de roupas, calçados, skates, revistas etc.

Na condição de deputado estadual e consciente da importância do skate, temos procurado apoiar constantemente diversos projetos de incentivo a sua prática com a negociação de verbas junto ao governo estadual. A colaboração se dá, por exemplo, na construção de pistas, no patrocínio de eventos e na participação no projeto Skate na Febem, que agrega centenas de jovens sem perspectivas em torno a um esporte e um convívio saudável.

O Troféu dia do Skate é uma homenagem aos praticantes deste esporte que tanto enaltecem a prática deste esporte no Brasil. O tema deste ano, "Arte, Estilo de Vida e Cultura Jovem" retrata bem a importância e a abrangência que vemos no skate, cuja influência vai muito além do aspecto meramente esportivo.



*Alberto "Turco Loco" Hiar

Deputado estadual (PSDB-SP)

Gabinete: Av. Pedro Álvares Cabral, 201. Sala T 013.

Fone: (11) 3886-6550, 3884-8844

imprensa@turcoloco.com.br, turcoloco@al.sp.gov.br

alesp