Líderes destacam caráter democrático da TV Assembléia digital

TV Assembléia Digital
20/10/2008 22:16

Compartilhar:

Cerimônia de lançamento da Rede Legislativa de TV digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/ROB_5417.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> TV Assembléia digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/ROB_5422.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades presentes ao evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/ROB_5378.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Lideranças da Assembléia, de diferentes tendências políticas, manifestaram entusiasmo com respeito à transmissão em sinal digital da TV Assembléia, inaugurada nesta segunda-feira, 20/10.

Para o líder do Governo, Barros Munhoz, a TV digital é uma conquista extraordinária do Parlamento paulista. "Eu entendo que hoje é uma data histórica. Realmente, o parlamento se aproximar da população é a melhor maneira de ele se aperfeiçoar para que os eleitores, os cidadãos possam acompanhar os trabalhos legislativos e sobretudo entender, porque muito pouca gente entende o trabalho legislativo, exatamente porque não conhece o trabalho legislativo. Da mesma forma, permitindo esse conhecimento, o legislativo se abre para críticas, sugestões, opiniões, enfim, se aproxima do verdadeiro titular da cidadania, que é o eleitor, que é o cidadão paulista e paulistano."

Na opinião do deputado Carlos Giannazi, líder da bancada do PSOL, a abertura do sinal em UHF facilitará o acesso de pessoas, que hoje não podem pagar um serviço de TV a cabo, ao que acontece ou deixa de acontecer na Alesp. "É de fundamental importância que se abram todos os canais possíveis aos cidadãos, a fim de que possam se manifestar de modo mais incisivo melhorando a qualidade dessa participação, que deve ser, sempre que possível, de mão dupla", diz Giannazi.

Estevam Galvão, líder do DEM, disse que participar do processo de lançamento da primeira emissora legislativa estadual brasileira a operar com a tecnologia digital e com sinal gratuito é motivo de orgulho para os deputados paulistas. "É de extrema importância que a população acompanhe os trabalhos dos parlamentares, os projetos que estão sendo analisados, votados e a postura do deputado que o povo elegeu", afirmou Galvão. "A TV Assembléia vem para consolidar ainda mais o processo democrático, levando o trabalho do parlamentar para mais perto da população".

O líder do PT na Assembléia, Roberto Felício, considera "a conquista da TV digital é uma vitória da sociedade paulista, pois com o canal aberto o cidadão poderá acompanhar melhor as atividades do Poder Legislativo".

"A estréia do sinal digital nas transmissões da TV Alesp insere o nosso parlamento na mais moderna tecnologia de transmissão e democratiza o acesso à informação", ressalta o líder do PSDB, Samuel Moreira. "Também é um avanço na transparência da divulgação do trabalho dos deputados, ampliando a difusão das notícias". O deputado destaca, ainda, a parceria com a Câmara dos Deputados, que, segundo ele, permitirá à população de São Paulo conhecer mais sobre o trabalho legislativo.

alesp