Estações vão resgatar história de ferrovia


22/04/2009 20:17

Compartilhar:

Luiz Carlos Gondim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/GONDIMCONVENIOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As estações ferroviárias do Alto Tietê, Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira poderão ser transformadas em centros culturais para revitalizar a história da ferrovia.

A proposta é do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), que teve seu Projeto de Lei 784/2007 aprovado em Plenário no dia 15/4. O governo de São Paulo deverá regulamentar a lei em 60 dias a partir da data de sua publicação.

O projeto autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com os governos federal, estaduais e municipais e com empresas privadas para a implantação de centros culturais e de receptivo turístico nas estações ferroviárias históricas nas cidades do Alto Tietê, Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira.

Gondim pretende fomentar o desenvolvimento socioeconômico através do turismo cultural no município. "A ideia além de resgatar a história da estrada de ferro com exposições fotográficas, palestras e audiovisuais, vai criar um espaço de convivência para os munícipes e visitantes, favorecendo a inclusão social e o intercâmbio cultural", explicou o deputado.

Segundo o projeto, a implantação dos centros culturais deverá ser aprovada, previamente, pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo (Condephaat).



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp