Solene celebra Dia do Funcionário da Educação


07/08/2009 22:00

Compartilhar:

Donisete Braga <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLEDUCADep Donisete Braga.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cavaldivino    <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLEDUCAVALDIVINO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia do Funcionário da Educação é comemorado em sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLEDUCAMAU_5467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Zico Prado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLEDUCADep Jose Zico Prado (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLEDUCAMAU_5473.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Prandi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLEDUCADep Maria Lucia Prandi (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Felício<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLEDUCADep Roberto Felicio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia do Funcionário da Educação, instituído em 2008, foi celebrado pela primeira vez em sessão solene na Assembleia Legislativa. Presidida pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), a cerimônia realizada nesta sexta-feira, 7/8, homenageou os trabalhadores não-docentes que atuam em educação.



Prandi é autora da lei que incluiu o dia 10 de agosto como data festiva no calendário oficial de comemorações do Estado. Para a deputada, educadores são todos aqueles que, direta ou indiretamente, propiciam, favorecem e apóiam os processos de ensino e aprendizagem. A proposta de instituir o Dia do Funcionário da Educação nasceu de uma parceria com o Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse), que também foi homenageado na solenidade.

Os funcionários da educação foram saudados por outros deputados presentes: Donisete Braga (PT) ressaltou a contradição de o Estado mais rico da nação não pagar salários mais dignos a esses servidores, enquanto que o deputado José Zico Prado (PT) destacou a importância desses funcionários dentro da área educacional, afirmando que eles dão condições para que os professores possam lecionar.



Já o deputado Roberto Felício, que já foi presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), lembrando que a Afuse é parceira de lutas e mobilizações dos professores, parabenizou Prandi pela iniciativa na propositura da lei. Para ele, "está se fazendo um reparo à história", pois os professores já têm sua data oficial, mas esses servidores, tão importantes para se obter uma educação de qualidade, ainda não tinham essa data.

O presidente da Afuse, Antonio Marcos D"Assumpção, disse que foi num dia 10 de agosto que um grupo de funcionários de Guarulhos se mobilizou contra desmandos de governantes. Marcos agradeceu as homenagens e pleiteou que o Estado de São Paulo, assim como a Comissão de Educação do Senado já reconheceu, reconheça esses funcionários como profissionais da educação.



Ao final da solenidade " que teve apresentação de vídeo com fotos de momentos de mobilização da categoria e do coral Mestras Cantoras, do Centro do Professorado Paulista " Prandi disse que heróis não são apenas os que se destacam em um ato de coragem, mas os que lutam diariamente "com amor e competência", como os profissionais que atuam nas secretarias das escolas, no serviço de limpeza, vigilância e alimentação, também devem ser considerados heróis.

alesp