Homenageadas personalidades que lutam pela inclusão do negro


18/05/2011 16:00

Compartilhar:

José Candido e o presidente da Afrobras, José Vicente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/JCANDIDOmedalhaX.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia em que o Brasil comemora os 123 anos da Abolição da Escravatura, 13 de maio, o deputado José Cândido (PT) foi condecorado com a Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro " 2011.

A medalha foi concedida pelo Conselho de Honrarias da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (Afrobras), entidade paulista que administra a Universidade Zumbi dos Palmares.

A honraria tem como fundamento reconhecer, registrar e exaltar, em testemunho público, o valor das ações individuais ou coletivas que tenham contribuído para a inclusão, qualificação e visibilidade do negro brasileiro.

O deputado José Cândido foi lembrado pelo presidente da AFROBRAS, José Vicente, como um dos poucos parlamentares negros, "se somos mais de 50% da população é inadmissível termos apenas dois deputados negros. Cândido tem desempenhado muito bem o papel de representante da população, principalmente da população negra", afirmou.

José Cândido ficou emocionado com a premiação e disse: "Hoje é um dia simbólico para nós negros, a escravidão foi abolida, mas ainda temos muito que avançar em nossos direitos. Este prêmio só me motiva a lutar ainda mais por nossa gente". (pm)



josecandido@al.sp.gov.br

alesp