Presidente recebe professores e estudantes das universidades


01/09/2005 15:24

Compartilhar:

Deputado Rodrigo Garcia, presidente da Assembléia Legislativa, que garantiu o livre acesso dos estudantes aos plenários da Casa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/represest24cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes do Fórum das Seis, entidade que representa docentes, servidores e estudantes das três universidades públicas do Estado e das Fatecs<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/represest04cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os representantes do Fórum das Seis, entidade que representa docentes, servidores e estudantes das três universidades públicas do Estado e das Fatecs, reuniram-se na manhã de hoje, 1º/9, em audiência com o deputado Rodrigo Garcia, presidente da Assembléia Legislativa, que garantiu o livre acesso dos estudantes aos plenários da Casa, principalmente ao plenário Presidente Juscelino Kubitschek, onde acontecem as sessões ordinárias. Na Ordem do Dia estava incluída a votação de requerimento que pode aumentar a destinação de verbas para as universidades estaduais.

Apesar de o coordenador do Fórum das Seis, Milton Vieira do Prado Júnior, também presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Adunesp), insistir com Rodrigo Garcia para "inverter a pauta", colocando em votação já no início da sessão, ouviu deste que esperava realizar uma sessão tranqüila, respeitando o regimento do Legislativo paulista. "O Plenário é soberano", afirmou, acrescentando que faria todo o possível para que a Educação tenha mais verba, porém preferiu não comentar as sugestões de um líder do professorado para se acelerar a votação, até com convocação de sessão extraordinária.

A expectativa das lideranças, no início da tarde, era a de que cheguassem ao Palácio 9 de Julho, no mínimo, 30 ônibus com estudantes, docentes e trabalhadores das universidades do Estado, ostentando o slogan do movimento: "inverter a pauta e reverter o veto". Além do apoio do presidente Rodrigo Garcia para encaminhar a votação em plenário, de forma a derrubar o veto do Executivo às emendas dos deputados à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), os representantes manifestaram sua preocupação com a segurança dos manifestantes dentro do Palácio 9 de Julho. A Assembléia, garantiu o presidente, abre seus plenários para que todos possam acompanhar a votação, mantendo a tranqüilidade.

Estão em greve, há uma semana, alunos, professores e trabalhadores da USP, cinco campi da Unesp, e a Unicamp paralisou suas atividades hoje. Todos reivindicavam " a coerência dos parlamentares, mantendo o apoio ao voto favorável à ampliação de verbas para as universidades de 9,57% para 10%".

Os representantes do Fórum das Seis, no encontro com o presidente, destacaram a importância da independência do Legislativo e reivindicaram a votação do projeto no prazo constitucional.

alesp