Comissão de Saúde apóia criação do Centro de micro cirurgia e cirurgia de mão no HC


02/10/2007 17:30

Compartilhar:

Deputado Adriano Diogo preside Comissão de Saúde e Higiene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAUDE HIG  Dep Adriano Diogo MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Rames Mattar Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAUDE HIG  Dr Rames Mattar Jr MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAUDE HIG  GERAL MAU_0037.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Rames Mattar Jr., Dr. Arnaldo Valdir Zumiotti e deputado Adriano Diogo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/saude higiene RAMES ARNALDO ADRIANO Mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Arnaldo Valdir Zumiotti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAUDE HIG  Dr Arnaldo Valdir Zumiotti MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia, presidida por Adriano Diogo (PT), realizou nesta terça-feira, 2/10, reunião com as presenças de Arnaldo Valdir Zumiotti, Rames Mattar Junior e Ana Lúcia Munhoz Lima, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (IOT) - Faculdade de Medicina da USP. Os médicos vieram apresentar aos deputados membros da comissão projeto para a criação do Centro de Atendimento em micro cirurgia reconstrutiva e cirurgia de mão no HC.

Segundo Rames Mattar Jr., que apresentou slides com casos de reimplantação de membros amputados, a partir de micro cirurgia, e outros de reimplante de dedos e da mão, todos realizados pelo corpo médico do IOT, o crescimento do número de acidentes no Estado de São Paulo e no país que exigem essa técnica cirúrgica tem aspectos de epidemia. As causas desse crescimento, na opinião do cirurgião, são também econômicas, com o avanço no número de empresas informais, de "fundo de quintal": as pessoas compram máquinas para realizar seus pequenos negócios e não têm preparo para operá-las. Os acidentes de trânsito, particularmente os com motocicleta, também contribuem para o aumento desse tipo de demanda.

No Brasil, informou ainda Mattar, não há centros especializados nesse atendimento, embora existam médicos preparados para a micro cirurgia reconstrutora. No HC, foi criado o Centro de Treinamento Rotary de Micro Cirurgia Reconstrutiva, em parceria com a Fundação Rotary, que prepara residentes do Centro de Ortopedia e Traumatologia do hospital para o atendimento dos casos, embora não haja oficialmente um centro específico para isso. Esses médicos residentes compõem o corpo clínico de atendimento como voluntários, ou seja, sem receberem remuneração alguma. Os residentes que se dispõem a fazer o atendimento, inclusive, assinam termo formal de prestação de serviço voluntário.

Com a criação oficial do centro dentro do HC, seria possível, no entendimento tanto de Mattar quanto de Zumiotti, fazer a contratação de pessoal especializado (enfermeiras, auxiliares de enfermagem e terapeutas de recondicionamento) e a compra dos equipamentos necessários para que as duas salas de cirurgia, já disponíveis, pudessem funcionar não mais em "regime de altruísmo", como classificou Mattar o serviço prestado pela dedicação desses cirurgiões.

Os deputados decidiram em consenso agendar visita ao local, na próxima semana, para verificarem as condições de trabalho e manterem encontro com a direção do HC. Os deputados irão manifestar à superintendência do hospital seu apoio à criação do centro e a disposição de incluírem emendas ao Projeto de Lei Orçamentária 2008, para aumento dos recursos do hospital com esse objetivo. Os parlamentares também esclareceram os médicos que a criação do centro é prerrogativa do Executivo, mas se dispuseram a fazer gestões junto ao governador nesse sentido.

Participaram da reunião os deputados Celso Giglio e Analice Fernandes (ambos do PSDB), Luiz Carlos Gondim (PPS), Marcos Martins (PT) e João Barbosa (DEM).

alesp