Clínica pública para dependentes químicos


29/01/2009 19:58

Compartilhar:

Caramez participa do ato de inauguração com o governador José Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/B CARAMEZ CLINICA COTIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) acompanhou o governador José Serra na solenidade de inauguração da primeira clínica pública de internação para adolescentes dependentes de álcool e drogas, nesta terça-feira, 27/1, no município de Cotia. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital Samaritano e atenderá pacientes dos municípios da região.

A unidade terá capacidade para atender por ano 120 adolescentes entre 14 e 18 anos, encaminhados pelas unidades de saúde, pelos conselhos tutelares e por um centro de triagem do próprio hospital.

"Os jovens permanecerão três meses vivendo aqui e depois serão acompanhados durante dois anos por equipes multidisciplinares e com forte participação da família", explicou o governador.

Batizada de Projeto Jovem Samaritano, a clínica tem uma área física de cerca de 4 mil m², com 30 leitos, sala de convivência para os adolescentes, sala de aula com computadores, quadra poliesportiva, horta para aulas de jardinagem, refeitório e ambulatório. Na criação da unidade foi investido quase R$ 1 milhão. Para a manutenção, estimam-se gastos na ordem de R$ 1,7 milhão por ano.

"Esta é uma semente que está sendo plantada para tratar de um grave problema a que ninguém, independente da classe social que ocupa, está imune. Com certeza, com o empenho e dedicação do governador Serra, outras clínicas serão instaladas no Estado para atender aos jovens que necessitam de tratamento", afirmou Caramez.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp