Prolongamento da Linha Verde do Metrô


24/11/2009 18:14

Compartilhar:

Gilberto Kassab, José Serra, Morando e Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/ORLANDOMORANDOMETRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ocorreu, no dia 23/11, no Parque São Lucas, em São Paulo, o evento que anunciou o prolongamento da Linha 2 - Verde do Metrô até a Cidade Tiradentes. Estavam presentes o deputado Orlando Morando (PSDB); o governador do Estado, José Serra; o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella; o presidente do Metrô, Jorge Fagali; e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; entre outras autoridades.

A primeira fase do prolongamento da Linha 2 - Verde até a Cidade Tiradentes compreende o trecho entre a Vila Prudente e Oratório. Esse prolongamento da Linha Verde do metrô traz para a cidade um novo conceito de metrô, o monotrilho. O trem funcionará com tração elétrica e correrá sobre pneus, circulando numa via elevada entre 12 e 15 metros de altura.

As obras estão dividas em três fases. A primeira, até o Oratório, será entregue em 2010; a segunda, até São Mateus, tem previsão para ser entregue em 2011, e compreende sete estações; a terceira, de São Mateus até Cidade Tiradentes, abrange mais oito estações. A conclusão de toda a linha está prevista para 2012. Ao todo haverá 17 novas estações.

Morando foi o primeiro, há cinco anos, a começar a discutir esse processo junto ao Metrô e à secretária de Estado de Transportes Metropolitanos. Ainda neste ano, o deputado montou e participou de uma audiência pública no Círculo Social da Vila Prudente, a primeira feita em toda a região com o intuito de fortalecer a ideia de trazer um metrô de superfície para a zona leste da Capital.



omorando@al.sp.gov.br

alesp