Prolongamento da Linha Verde do Metrô
Ocorreu, no dia 23/11, no Parque São Lucas, em São Paulo, o evento que anunciou o prolongamento da Linha 2 - Verde do Metrô até a Cidade Tiradentes. Estavam presentes o deputado Orlando Morando (PSDB); o governador do Estado, José Serra; o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella; o presidente do Metrô, Jorge Fagali; e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; entre outras autoridades.
A primeira fase do prolongamento da Linha 2 - Verde até a Cidade Tiradentes compreende o trecho entre a Vila Prudente e Oratório. Esse prolongamento da Linha Verde do metrô traz para a cidade um novo conceito de metrô, o monotrilho. O trem funcionará com tração elétrica e correrá sobre pneus, circulando numa via elevada entre 12 e 15 metros de altura.
As obras estão dividas em três fases. A primeira, até o Oratório, será entregue em 2010; a segunda, até São Mateus, tem previsão para ser entregue em 2011, e compreende sete estações; a terceira, de São Mateus até Cidade Tiradentes, abrange mais oito estações. A conclusão de toda a linha está prevista para 2012. Ao todo haverá 17 novas estações.
Morando foi o primeiro, há cinco anos, a começar a discutir esse processo junto ao Metrô e à secretária de Estado de Transportes Metropolitanos. Ainda neste ano, o deputado montou e participou de uma audiência pública no Círculo Social da Vila Prudente, a primeira feita em toda a região com o intuito de fortalecer a ideia de trazer um metrô de superfície para a zona leste da Capital.
omorando@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições