Fábrica de automóveis chinesa se instalará em Jacareí


21/07/2011 11:34

Compartilhar:

Marco Aurélio em Jacareí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/MARCOAURELIOchery.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marco Aurélio (PT) participou, nesta terça-feira, 19/7, do lançamento da pedra fundamental da fábrica de automóveis chinesa Chery, em Jacareí.

O evento reuniu diversas autoridades, entre as quais o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Hamilton Ribeiro Mota, o presidente mundial da Chery, Yin Tongyue, e o embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi.

Fundada em 1997, a Chery está presente em 80 países e tem, aproximadamente, 25 mil funcionários. A empresa chegou ao Brasil em meados de 2009, com uma unidade de representação em Salto e agora se finca no país com a fábrica em Jacareí.

Segundo representantes da empresa, o início das operações está previsto para 2013 e a capacidade de produção anual será de 150 a 170 mil unidades. A previsão é que, num primeiro momento, a fábrica gere 1.500 empregos diretos, podendo chegar a três mil.

"A fábrica de automóveis em Jacareí vai impactar a receita do Estado ao contribuir para aumentar a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)", disse Marco Aurélio.

Além do aumento de receita, o deputado avalia como a instalação da montadora poderá beneficiar a população. "Além de Jacareí, os empregos gerados com o investimento também se estenderá a outras cidades da região. Enfim, a vinda de uma fábrica de automóveis deve trazer muito desenvolvimento, o que é motivo de muita alegria para nós", completou.(da)



marcoaurélio@al.sp.gov.br

alesp