Assembleia homenageia José Graziano da Silva


19/12/2011 18:46

Compartilhar:

Autoridades prestigiam solenidade em homenagem a José Graziano da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/GrazianoMAC5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nazareno Fontelli, José Graziano da Silva, Simão Pedro e Eduardo Suplicy <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/GrazianoMAC9.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene na Assembleia em homenagem a José Graziano da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/GrazianoMAC4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu nesta sexta-feira, 16/12, em sessão solene proposta pelo deputado Simão Pedro (PT), José Graziano da Silva, agrônomo, professor e escritor que, eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), tomará posse em 1º de janeiro de 2012, permanecendo no cargo até 2015. Graziano é o primeiro latino-americano a assumir tal posto e tem como missão acabar com a fome no mundo.

Graziano nasceu em 17 de novembro de 1949 na cidade de Urbana, no Estado norte-americano de Illinois. Seus pais são brasileiros de origem italiana, da Calábria, e por isso o homenageado possui tripla cidadania: brasileira, norte-americana e italiana. Como acadêmico, escreveu diversas obras sobre a questão agrária no Brasil. Licenciado em agronomia e mestre em economia e sociologia rural pela USP, doutor em ciências econômicas pela Unicamp, concluiu dois pós-doutorados, um sobre estudos latino-americanos e outro sobre estudos ambientais, pela Universidade Santa Cruz, da Califórnia.

Participaram da sessão, compondo a mesa, além do homenageado e do deputado Simão Pedro, o senador Eduardo Suplicy (PT/SP), o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional da Câmara, Nazareno Fontelli (PT/PI), e deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP). Participaram do evento a esposa, Paola Ligasacchi, e o filho do homenageado, Emiliano Ligasacchi.

O presidente da sessão, ao pronunciar-se, discorreu sobre a biografia do homenageado: "Desde 1977 José Graziano da Silva tem se dedicado aos temas relacionados ao desenvolvimento rural e à luta contra a fome em âmbito acadêmico, político e social. No ano de 2001 coordenou a elaboração do Programa Fome Zero, dando início à sua implementação." Ao mencionar a recente eleição de Graziano, Simão Pedro disse que esta seria "uma homenagem do povo de São Paulo a um "paulista" que está não apenas ocupando um cargo, mas voltado a uma missão internacional das mais nobres e importantes". Destacou ainda seu comprometimento com as causas voltadas ao meio ambiente e sua dedicação aos projetos sociais.

alesp