Campanha quer ampla divulgação do Programa Doadores do Amanhã


12/06/2006 17:17

Compartilhar:

Deputado Palmiro Mennucci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PALMIRO  DOADORES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Palmiro Mennucci (PPS) está empenhado em ajudar a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo em sua campanha de conscientização da população quanto à necessidade de doar sangue.

A fundação tem realizado determinadas ações com o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue e, conseqüentemente, estimular o aumento de doadores voluntários.

Para 2006, foram programadas algumas atividades, entre elas uma de grande importância pelo seu caráter formativo: o Programa Doadores do Amanhã. Trata-se de um programa que poderá trazer, a médio e a longo prazos, resultados valiosos para a formação de cidadãos conscientes da sua responsabilidade social, especialmente por estar direcionado a alunos do ensino médio, atingindo jovens na faixa etária entre 15 e 18 anos, fase da vida em que os valores e conceitos do indivíduo estão em formação.

Diariamente, hospitais de todo o país necessitam de milhares de bolsas de sangue, e ainda não existe um substituto para o sangue. "Por isso, precisamos combater os preconceitos e a desinformação e estimular um comprometimento maior por parte da população quanto ao suprimento da demanda por transfusão, para que não haja risco de falta de sangue, o que comprometeria o atendimento aos pacientes", afirmou o parlamentar.

"É da maior importância um trabalho de base para a mudança de comportamento da população com relação à doação de sangue a fim de se atingir um número sólido de doações, ao longo do ano, com a ampliação das doações voluntárias", complementou Mennucci.

De acordo com o parlamentar, o Programa Doadores do Amanhã enquadra-se neste contexto: o de disseminar na cultura brasileira o hábito da doação voluntária de sangue, trabalhando a informação, a conscientização e a formação do jovem, que será o futuro doador.

Através do programa, a Fundação Pró-Sangue firma um compromisso com a escola no qual, os alunos participantes do programa, ao completarem 18 anos, receberão em seu endereço ou email uma mensagem felicitando-os pela nova etapa de suas vidas e convidando-os a fazer sua primeira doação de sangue, além de incentivá-los a multiplicar a idéia da doação voluntária de sangue entre seus colegas e familiares.

O programa consistirá de uma visita de profissionais da Fundação Pró-Sangue à escola inscrita no programa e uma visita de alunos das escolas participantes à Fundação Hemocentro de São Paulo, onde um profissional ajudará a eliminar dúvidas dos alunos.

"Esta iniciativa da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo deve merecer o apoio de todos desta Casa e de toda a sociedade. Por esta razão, na qualidade de parlamentar, protocolei uma indicação ao governador do Estado para que determine a publicação do programa no Diário Oficial, para conhecimento de todas as escolas", afirmou Palmiro Mennucci.

palmiro@al.sp.gov.br

alesp