Orquestras, bandas e corais deram o tom dos diversos eventos da Alesp em 2006

A Arte no Parlamento de São Paulo em 2006
05/01/2007 19:14

Compartilhar:

Beth Avelar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSC_0194.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orquestra do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/conservatorio musical 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grupo Espírito de Zumbi faz apresentações itinerantes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cultura negra zumbi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coral do Clube da Cidade Jardim São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/coral da cidade jardim.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 2006, a música e a dança estiveram presentes na maioria dos eventos comemorativos programados para assinalar datas do calendário oficial do Legislativo, bem como das sessões solenes solicitadas pelos parlamentares, ocasiões em que a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo se apresentou tocando, além do Hino Nacional, músicas alusivas aos eventos.

Uma comemoração que marcou pela sua importância histórica foi a do Centenário do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, com um concerto de sua Orquestra Sinfônica, regida pelo maestro Ricardo Rosseto Mielli.

Fevereiro

Centenário do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo

Um importante concerto sinfônico marcou o ato solene comemorativo do Centenário do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, realizado no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho e presidido pelo deputado Rodrigo Garcia, presidente da Assembléia Legislativa.

O evento contou com a presença de diversos parlamentares, do desembargador Álvaro Lazzarini, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, do pianista Amaral Vieira, presidente da Fundação do Conservatório, do superintendente do Patrimônio Cultural, Emanuel von Lauenstein Massarani, professores e representantes dos meios culturais paulistas, além de ex-alunos do conservatório.

O pianista Amaral Vieira agradeceu a iniciativa e entregou ao deputado Rodrigo Garcia uma placa comemorativa da data. O presidente da Assembléia salientou em seu discurso que poucas fundações no país chegaram aos cem anos com tantas realizações como o Conservatório de São Paulo, fazendo referências a figuras ilustres como Samuel Archanjo dos Santos e Mário de Andrade, que nele realizaram sua vocação. Garcia condecorou o maestro Ricardo Rossetto com a medalha da Assembléia.

Composta por 80 integrantes, a Orquestra Sinfônica do Conservatório, sob a regência do maestro Ricardo Rossetto Mielli, apresentou o Hino Nacional e, em seguida, peças de compositores eruditos, como Haendel, Vivaldi e Carlos Gomes. O concerto foi transmitido pela TV Assembléia.



Maio

Música Renascentista com o Collégium Vocale

O Collégium Vocale de São Paulo, sob a regência do maestro Sérgio Cominatto, apresentou no Hall Monumental um concerto que reuniu músicas de madrigalistas ingleses e do renascimento espanhol.

Participaram do evento os cantores Claudete Biazoli, Vitor Mecchi Morales e Osvaldo Hernam, interpretando músicas de Thomaz Morley (1557-1602), Thomas Weelkes (1575-1623), Thomas Tomkins (1572-1656), John Ward (1571-1638), John Wilbye (1574-1638) e Francisco Guerrero (1528-1599). A TV Assembléia produziu também um programa especial com repertório baseado no renascimento inglês.

Outubro

Orquestra Jovem Philarmônica Musicalis

A Orquestra Philarmônica Musicalis, composta por 50 músicos jovens, apresentou no Hall Monumental do Palácio Nove de Julho, um concerto didático, sob a regência do maestro Paulo de Tarso. A apresentação foi gravada pela TV Legislativa. Durante mais de uma hora a Orquestra interpretou obras de Haendel, Mozart e Enio Morricone, tendo como solista Maria Cecília Oliveira.

O regente da nova orquestra nasceu em São José do Rio Preto, foi aluno de piano e música de câmara de José Eduardo Martins e Gilberto Tinetti, na ECA"USP, onde recebeu o título de bacharel em piano. Diplomou-se em regência na Escola Superior de Música de Berlim, tendo regido diversas orquestras alemãs, notadamente a Berliner Symphoniker.

Música na Semana de Talentos da Alesp

A Semana de Talentos promovida pela Divisão de Comunicação Social da Assembléia Legislativa marcou a passagem do Dia do Funcionário Público, comemorado em 28/10, no Palácio 9 de Julho.

Nívea e Cícero Nogueira mostraram, no restaurante da Assembléia, suas composições musicais, enquanto Cláudio Mattos, no violão, e as vozes de Cidinha Heleno, Beth Avelar e Oriana Tossani apresentaram canções brasileiras e americanas no Espaço V Centenário.

A banda formada por Valter Kisukuri e amigos apresentou músicas dos anos 60 no Espaço de Convivência, que também recebeu a Banda Remix SB. Os músicos Carlos Pimentel, Marcos, Thiaguinho, Will e Jorge Diego tocaram pagode, axé, pop e rock nacional. Samba e MPB vieram a seguir, com os Boêmios do Ibira, grupo formado por Sérgio Oliveira, Walter Maia e Vladimir Amilton Barbosa. Ao final, João Borba cantou clássicos do samba e da MPB, com a participação de Leonídia Martins.



125 anos do Colégio Piracicabano

A sessão solene solicitada pelo deputado Roberto Felício (PT) para comemorar os 125 anos de fundação do Colégio Piracicabano, ligado à Igreja Metodista do Brasil, contou com a participação de um coral infantil que apresentou várias músicas folclóricas.

Novembro

SOS Racismo e Grupo de Negros da Alesp organizam a Semana de Cultura Negra

Durante a V Semana de Cultura Negra , organizada pelo S.O.S. Racismo e pelo Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia, o Coro Estável do Centro de Formação de Professores de Osasco apresentou-se, sob a regência do Maestro Elias Costa, no espaço da Biblioteca.

O grupo de cultura afro-brasileira Espírito de Zumbi, composto por 25 artistas, fez uma apresentação itinerante de dança e percussão nos corredores da Assembléia Legislativa.

Parlamento Jovem

A 8ª edição do Parlamento Jovem Paulista, realizado na Assembléia Legislativa e idealizado em 1999 pela deputada Célia Leão e pelo ex-deputado César Callegari, foi abrilhantada pela apresentação do coral do Projeto Guri de Santo André. Sob a regência da professora Paola Regina Fachinelli e teclado de Fausto Ito, executou quatro canções de Chico Buarque de Holanda: "Bicharia", "Um Dia de Cão", "História de uma Gata" e "Minha Canção".

O Projeto Guri, criado em 1995 pela Secretaria de Estado da Cultura, é um empreendimento sociocultural que consiste na socialização por meio da música, visando à formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais de jovens na faixa etária de 8 a 18 anos. O pólo de Santo André iniciou suas atividades no ano de 2004.

Reabertura do plenário JK

A cerimônia de reabertura do plenário Juscelino Kubitschek, fechado desde o último dia 30/6 para a primeira reforma após sua inauguração, em 1968, teve a participação da Banda da Polícia Militar e do coral de tenores da Universidade Livre de Música.

Estiveram presentes ao ato solene o então governador do Estado, Cláudio Lembo, o presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia, o 1º secretário, Fausto Figueira, o 2º secretário, Geraldo Vinholi, e vários convidados.



Dezembro

Dia do Marinheiro do Brasil

Solicitada pela deputada Rosmary Corrêa (PSDB), a sessão solene dedicada ao Dia do Marinheiro do Brasil teve a participação, além da Banda da Polícia Militar, sob a regência do 2º tenente-músico David da Cruz, do coral do Clube da Cidade Jardim São Paulo, sob a direção do maestro Antenor Correa, que interpretou canções do folclore nacional.

alesp