Cidade de São Paulo terá circulação de ônibus movido a hidrogênio


03/07/2009 10:46

Compartilhar:

Orlando Morando discursa em evento na EMTU <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/MORANDOSAOBERNARDO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O primeiro ônibus brasileiro movido a hidrogênio da América Latina foi apresentado em cerimônia realizada na última quarta-feira, 1º/7, na EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), em São Bernardo do Campo. Comparecerem ao evento autoridades como o deputado Orlando Morando (PSDB); o governador José Serra; o secretário estadual de Transportes Metropolitanos José Luiz Portella; o secretário adjunto João Paulo de Jesus Lopes; o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda; o presidente do metrô, Jorge Fagali; o presidente da EMTU, Coronel Júlio Gonçalves.

O projeto do ônibus movido a hidrogênio foi desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e pela EMTU. Trata-se de uma parceria com o PNUD, GEF (Global Environment Facility) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Esse ônibus não polui o ar, pois o uso desse combustível permite que o veículo devolva ao meio ambiente vapor de água ao invés de resíduos poluentes.

Com capacidade para 63 pessoas, espaço para cadeirante, o ônibus tem 12 metros de comprimento, três portas e ar condicionado e circulará pelo corredor ABD, entre o Terminal São Mateus ao Jabaquara. Até o fim do mês de julho o ônibus estará em fase de testes, só após esses testes que ele começará a circular com passageiros.

Em discurso, Orlando Morando fez questão de agradecer o esforço e empenho do governador José Serra, que tem priorizado os assuntos relacionados aos transportes e ao ABC, como a vinda do expresso ABC, os novos trens da CPTM, o novo ônibus movido a hidrogênio, o trecho sul do Rodoanel e estação Tamanduateí na linha 10 (Turquesa) da CPTM e da linha 2 (Verde) do metrô, o que vai ajudar a todos os moradores do Grande ABC.

O governador José Serra também agradeceu ao deputado pelo apoio e falou sobre a importância desse projeto para o país, dizendo que o Brasil está entre os cinco países do mundo que possuem ônibus movido a hidrogênio. Serra ainda anunciou investimentos de R$ 213 milhões para o ABC nas áreas de transporte, educação, saúde e obras viárias.

omorando@al.sp.gov.br

alesp