Micros e vagas de estágio nas escolas da Baixada Santista


20/03/2009 19:30

Compartilhar:

Acessa Escola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/Pauloalexescolas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Até maio, 122 escolas estaduais da Baixada Santista vão receber 1.667 novos microcomputadores para o programa Acessa Escola, que tem previsão de início em setembro. As escolas terão conexão em banda larga, os computadores são de última geração e estarão conectados a impressoras. Serão ainda oferecidas 340 vagas de estagiários para unidades escolares de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém.

A informação foi anunciada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) após reunião com o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fábio Bonini, no último dia 19/3, em São Paulo. Na audiência, o parlamentar também discutiu a execução de reformas e obras de ampliação em escolas da região. Bonini se comprometeu a agilizar os pedidos mais urgentes.

De acordo com Paulo Alexandre, o processo seletivo para a contratação de estagiários do Acessa Escola deverá ser iniciado em junho. Os alunos escolhidos como monitores terão direito a salário de R$ 340 e auxílio para transporte. A carga horária de trabalho será de quatro horas diárias: manhã (das 8h às 12h), tarde (das 12h às 16h) ou noite (das 16h às 20h). O cumprimento da jornada será no turno inverso dos estudos.

Desenvolvido em parceria pelas secretariais estaduais de Educação e Gestão Pública, sob a coordenação da FDE, o programa estava inicialmente previsto para ser implantando na Baixada apenas em 2010. Porém, uma solicitação do deputado à secretária de Educação, Maria Helena Guimarães, no dia 19/2, possibilitou a antecipação para este ano.

Um dos objetivos do Acessa Escola é promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual, além de permitir o acesso da comunidade às tecnologias da informação e comunicação. A participação será livre e gratuita.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp