Palestra sobre história do voto no Brasil


27/04/2010 15:29

Compartilhar:

Prandi com alunos do Colégio Ramos Lopez, em Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/PRANDIENSINOMEDIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A história do voto no Brasil foi o tema da palestra que a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) proferiu na manhã desta segunda-feira, 27/4, para alunos do ensino médio do Colégio Ramos Lopez, em Santos. Professora de História e mestre em Ciências Políticas pela PUC/SP, a parlamentar avalia a volta à sala de aulas como uma oportunidade ímpar de levar aos jovens a mensagem sobre a importância do voto consciente.

Durante cerca de uma hora, Prandi fez uma retrospectiva sobre a história eleitoral brasileira, desde a fundação da Vila de São Vicente, onde foi criada a primeira câmara legislativa das Américas. Falou, ainda, das diversas etapas do direito ao voto no Brasil até aos dias atuais, em que toda pessoa acima de 16 anos tem direito ao voto.

Ao final do encontro, a parlamentar também respondeu a perguntas feitas pelos estudantes. Foram levantadas dúvidas sobre as possibilidades de fraudes com o voto eletrônico e as estratégias de políticos para definir o público para o qual é direcionada a atuação. "É sempre positivo este contato na sala de aula. É uma forma de aproximação com a juventude, aonde, muito mais que ensinar, vou para aprender", concluiu Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp