Assembléia e USP lançam curso de especialização em Gestão Pública Legislativa


19/03/2008 16:35

Compartilhar:

Vaz de Lima, Sueli Vilela e Franco Lajolo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/USP ILP pres vaz.suely vilela.franco lajolo-3 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados Waldir Agnello, Vaz de Lima e Edmir Chedid <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/USP ILP dep agnello.pres vaz.dep chedid-4ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sueli Vilela, Vaz de Lima e Edmir Chedid <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/USP ILP suely vilela.pres vaz.dep chedid-2ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Eduardo Lamari, Sueli Vilela, deputados Waldir Agnello e Vaz de Lima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/USP ILP lamari.suely vilela.dep agnello.pres vaz-2ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa e a Universidade de São Paulo (USP) anunciaram nesta quarta-feira, 19/3, o lançamento do curso de especialização em Gestão Pública Legislativa, dirigido aos servidores do Parlamento paulista. O presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, e a reitora da USP, Sueli Vilela, celebraram a parceria em cerimônia realizada no Salão Nobre da Presidência.

O curso de Gestão Pública Legislativa é resultado de uma iniciativa conjunta do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e visa ao aperfeiçoamento dos servidores do Poder Legislativo.

Segundo Vaz de Lima, a Assembléia está convencida de que a sociedade, para se fazer mais justa, precisa aperfeiçoar o conhecimento acadêmico e científico e colocá-lo a serviço dos interesses públicos. "Em nosso juízo, estamos cumprindo com esta parceria aquilo que idealizamos com nossos companheiros no início dos trabalhos desta Mesa: promover um Parlamento mais inserido na sociedade", afirmou o presidente.

A reitora da USP, Sueli Vilela, disse que o curso de Gestão Pública Legislativa materializa o relacionamento de duas instituições fundamentais para a sociedade paulista. E acrescentou: "Gestão é capacidade de realizar o que precisa ser feito, combinando recursos, ações e resultados." Ela destacou ainda a metodologia inovadora desse curso de especialização, cuja formatação e desenvolvimento levam em conta as necessidades e a realidade dos participantes.

O curso desenvolvido em parceria com a USP seguirá um modelo já desenvolvido pelo ILP em outros convênios. O instituto promove cursos de pós-graduação lato-sensu em conjunto com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). No último dia 13, foi lançado o curso Governo e Poder Legislativo.

Já o curso Gestão Pública Legislativa, anunciado nesta quarta-feira, marca o início de uma parceria com a USP. "Este é um momento histórico. É a primeira vez que a USP faz uma parceria com a Assembléia, por meio do ILP. Acreditamos que o instituto está no caminho certo", ressaltou Roberto Eduardo Lamari, diretor-presidente do ILP.

O curso será coordenado pelo professor José Jorge Boueri, assessor parlamentar da reitoria da USP. Com carga horária de 400 horas, ele terá duração de 18 meses. O Programa é integrado por tópicos como sistema político, finanças públicas e implantação de projetos de lei e padrões de avaliação.

Segundo Boueri, a parceria da USP com a Assembléia demonstra as possibilidades de aproximação da teoria com as necessidades do mundo real. "A criação deste curso permite um importante intercâmbio de idéias na área política e científica", afirmou.

O pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Ruy Alberto Corrêa Altafim, acrescentou que a idealização desse curso já abriu outras possibilidades. Segundo ele, o Tribunal de Contas do Estado já demonstrou interesse em desenvolver uma experiência semelhante. "A USP está abrindo um espectro de atuação bastante próxima do setor público."

Participaram também da cerimônia de lançamento do curso o deputado Edmir Chedid (DEM), 2º secretário da Assembléia, a deputada Célia Leão (PSDB), Armando Corbani Ferraz, pró-reitor de pós-graduação da USP, Dante de Rose Júnior, diretor da Escola de Artes, Ciência e Humanidades, e Antonio Marcos de Aguirra Massola, diretor executivo da Fundação de Apoio à USP.

alesp