Debate sobre o câncer de mama


06/08/2009 20:28

Compartilhar:

Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/BETHSAHAOCANCERa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Beth Sahão (PT) realizará dia 11/8, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para discutir políticas públicas para a prevenção e o combate ao câncer de mama. A audiência é uma forma de reforçar a discussão sobre o tema e mobilizar entidades, especialistas e outras pessoas contra a doença.

O alto índice de incidência de câncer de mama fez com que a deputada Beth Sahão apresentasse projeto relativo ao tema, que foi aprovado mas posteriormente vetado pelo governador.

A deputada procurou em sua propositura despertar para a importância da prevenção e do diagnóstico. Existem três formas de prevenir o câncer de mama. A primeira é mudando os hábitos, como parar de fumar. A segunda é diagnosticando as lesões precursoras. Já a terceira seria a utilização de medicamentos que possam reduzir a taxa de câncer de mama, que seria a quimioprevenção.

O projeto previa a instalação de mamógrafos em áreas estratégicas do Estado, para um diagnóstico precoce, pois a mamografia deve ser anual a partir dos 40 anos e o auto-exame da mama, mensal. A necessidade anual do exame com a utilização dos aparelhos de mamógrafos faz com que haja uma especial atenção no tocante à disponibilidade e localização destes aparelhos. "Por isso, em meu projeto, destaquei a necessidade da instalação desses aparelhos em todas as regiões do Estado", explica a deputada.



bsahao@al.sp.gov.br

alesp