Adriano Diogo

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:00

Compartilhar:


Adriano Diogo (PT) é geólogo formado pela USP. Nasceu em 30 de março de 1949, no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo. Iniciou sua militância política no movimento estudantil, em 1963. Foi preso e torturado pelo regime militar, e sempre lutou contra a ditadura.

Como parlamentar, Adriano Diogo atuou nas áreas de moradia, saúde, educação e meio ambiente e nas regiões periféricas da cidade de São Paulo.

Foi eleito quatro vezes vereador, quando aprovou a primeira lei de coleta seletiva de lixo do Brasil e redigiu o capítulo de Saúde, Saúde Mental e Saúde do Trabalhador na Lei Orgânica do Município de São Paulo.

Em 2002, Adriano Diogo foi eleito deputado estadual e licenciou-se do seu mandato para assumir a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo.

Como secretário (2003-2004), Adriano Diogo incentivou a participação popular, que foi fundamental para a criação de oito parques e mais de 30 praças, em locais carentes de áreas verdes. Priorizou a instalação de equipamentos culturais nos parques, como o Auditório do Ibirapuera, o Museu Afro Brasil e as fontes que iluminaram os lagos do Parque Ibirapuera.

Em janeiro de 2005, reassumiu como deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo e, em 2010, foi reeleito para o seu terceiro mandato.

Adriano Diogo é um dos deputados mais combativos da Assembleia. É conhecido por seus pronunciamentos firmes e pela atuação em defesa dos professores e dos movimentos sociais.

Foi presidente da Comissão de Saúde e Higiene por dois mandatos (2007-2008) e é autor da lei que estabelece a fiscalização da extração, transporte e comercialização da água mineral; e da Lei das Piscininhas, que prevê a construção de reservatórios para reter a água da chuva.

Nos últimos dois anos, a criação da Universidade Federal da Zona Leste foi a principal bandeira do mandato do Adriano Diogo. Luta que vai permanecer na próxima legislatura.

Outra prioridade é divulgar a importância do petróleo do pré-sal e a necessidade de colocar essa riqueza a serviço da melhoria das condições de vida de povo brasileiro.

Atualmente, o deputado tem ministrado diversas palestras em escolas estaduais e técnicas, informando a juventude sobre os benefícios do pré-sal e as oportunidades que se abrem no mercado de trabalho.

alesp