Barros Munhoz, Rui Falcão e Aldo Demarchi assumem presidência, 1ª e 2ª secretarias, respectivamente

Nova Mesa conduzirá os trabalhos, defendendo independência do Poder e relação democrática entre partidos
15/03/2011 22:17

Compartilhar:

Rui Falcão, Barros Munhoz e Aldo Demarchi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/MesaMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Plenário da Assembleia paulista elegeu, nesta terça-feira, 15/3, a Mesa Diretora que comandará a Casa no primeiro biênio da 17ª legislatura (2011/2013). Para a presidência da instituição foi reeleito por 92 votos o deputado Barros Munhoz (PSDB), também por 92 votos o deputado Rui Falcão (PT) foi eleito para ocupar a 1ª secretaria, e por 82 votos o deputado Aldo Demarchi (DEM) foi reeleito para assumir a 2ª secretaria. Desde 1968, um deputado não era reconduzido à presidência da Casa (Barros Munhoz presidiu a Assembleia de 2008 a 2010). O último deputado reeleito anteriormente para o cargo de presidente foi Nelson Pereira, quando a Mesa tinha a duração de um ano. Ela passou a ter a duração de dois anos a partir de 1973.

A composição da Mesa que dirige o Parlamento do Estado de São Paulo é fruto da proporcionalidade partidária com assento na Casa, e os postulantes são indicados pela liderança de suas bancadas.

Os deputados Carlos Giannazi (PSOL) e Olimpio Gomes (PDT) apresentaram-se como concorrentes à presidência, recebendo respectivamente um voto cada.

A Mesa Diretora é composta ainda por quatro vice-presidências, a 3ª e a 4ª secretarias. Como 1º vice-presidente, foi eleito o deputado Celso Giglio (PSDB); para a 2ª vice-presidência, o deputado Roque Barbieri (PTB); para a 3ª vice-presidência, o deputado Jooji Hato (PMDB); e para a 4ª vice-presidência, Rafael Silva (PDT). O deputado Reinaldo Alguz (PV) foi eleito para a 3ª secretaria e a deputada Telma de Souza (PT) para a 4ª secretaria.

Ao final da eleição dos cargos da Mesa Diretora, o presidente Barros Munhoz agradeceu o apoio recebido (leia íntegra do discurso na página ....) e leu ofícios encaminhados pelos deputados Davi Zaia (PPS) e Edson Giriboni (PV) pedindo o licenciamento de seus mandatos, a partir de 16/3, para assumir respectivamente as secretarias do Emprego e Relações do Trabalho e do Saneamento e Recursos Hídricos. O presidente Barros Munhoz convocou ainda os suplentes do PV, Maria Regina Gonçalves, e do PPS, Vitor Sapienza, para assumirem essas vagas, a partir desta quarta-feira, 16/3.

alesp