Presidente do CPP faz palestra sobre Educação em São Paulo


12/02/2004 14:47

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Deputado Arnaldo Jardim promove palestra "A Educação em São Paulo" Clique para ver a imagem ">

Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado Arnaldo Jardim (PPS) promoveu, na última terça-feira, 10/2, na Assembléia Legislativa, a palestra A Educação em São Paulo, ministrada pelo presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), Palmiro Mennucci. O evento contou com a participação do ex-secretário municipal da Educação e presidente da Academia Paulista de Educação, João Gualberto, do ex-secretário estadual da Educação, Carlos Martins, além de diretores do CPP, lideranças da área da educação, comunitárias e do PPS.

Com seu vasto conhecimento, com mais de 50 anos de experiência no magistério, Mennucci fez uma reflexão sobre a educação na cidade paulistana, onde ressaltou sua participação nas mais importantes greves e movimentos da categoria. Como exemplo, citou a manifestação do magistério pelo aumento salarial na década de 60, a Campanha contra a violência nas escolas e um movimento do CPP junto a outras entidades que apresentaram um plano alternativo ao Plano Estadual de Educação do Governo do Estado.

Arnaldo Jardim citou emendas que foram apresentadas por ele e pela bancada do PPS na Assembléia Legislativa a pedido do CPP no fim de 2003, como: implementar a organização de turmas no Ensino Fundamental de 1º a 4º séries, não superiores a 25 alunos e no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, que não excedem a 35 alunos por sala/classe; formação dos professores e valorização profissional, além de garantir a realização periódica e sistemática de concurso público de ingresso para todos os profissionais da educação, em todos os níveis e sem restrições quanto à remoção.

Uma das propostas de Mennucci para a melhoria do sistema educacional no Estado foi a melhoria salarial, tanto para ativos como inativos - uma das suas lutas mais freqüentes no CPP - além da necessidade de uma reunião mensal entre o secretário da educação e os representantes de entidades educacionais.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp