Beleza e infraestrutura em Caraguatatuba

Estâncias Paulistas
03/09/2010 18:55

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/caraguatatubaesculturade 15metrosmiguelschincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Morro de Santo Antonio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/caraguatatubaMORRODESANTOANTONIOmiguelschincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caraguatatuba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/caraguatatubamiguelschincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Caraguatatuba, o maior município do Litoral Norte, além das lindas praias, oferece boa infraestrutura para os turistas, dispondo comércio diversificado, rede hoteleira e setor de serviços desenvolvidos. Distante 180 quilômetros da capital paulista, o acesso mais utilizado para se chegar a Caraguatatuba é a rodovia dos Tamoios, que interliga a cidade à região do Vale do Paraíba.

Com aproximadamente 50 hotéis e 55 colônias de férias, diversos restaurantes e quiosques que oferecem cardápio variado, o município experimentou expressivo desenvolvimento urbano nas últimas décadas. Não obstante esse crescimento, Caraguá, como também é conhecida, tem belas paisagens naturais que desafiam esse desenvolvimento.

O Parque Estadual da Serra do Mar, que circunda a cidade, tem lindas trilhas, onde podem ser avistadas árvores centenárias e raras espécies da fauna e flora nativas da Mata Atlântica. O passeio fica ainda mais prazeroso com mergulhos nas piscinas naturais e cachoeiras que há na região. Aliás, aqueles que apreciam a natureza também não podem deixar de visitar o mirante de Santo Antônio. De lá, avista-se toda a enseada formada por Caraguatatuba e São Sebastião, tendo ao fundo Ilhabela.

Outro convite para atividades ao ar livre são os calçadões e as ciclovias ao lado da orla marítima. Juntos a largas avenidas que acompanham as praias, são passagem obrigatória de todo turista. A praia mais badalada é a Martin de Sá, mas a cidade oferece outras opções.

A tradicional feira de artesanato, com reconhecida diversidade de produtos à venda, é realizada na praça Diógenes Ribeiro de Lima, e funciona diariamente na temporada e feriados. Outro atrativo de Caraguá é a Fazenda de Mexilhões, localizada na Praia da Cocanha. Considerada a maior do Estado, as atividades na fazenda são desenvolvidas por pescadores locais, que produzem em torno de 8 mil toneladas por ano. Há passeios de barco para conhecer o cultivo.

Para os praticantes de mergulho, a Ilha do Tamanduá, a maior de Caraguá, cujo acesso é feito por barcos que saem das praias Mococa, Cocanha e Tabatinga, encanta pela natureza intocada. A fim de manter a preservação desse paraíso ecológico, é hábito entre os visitantes o recolhimento do lixo produzido durante a visita. Já aos que buscam descanso, a paradisíaca Lagoa Azul é um dos principais atrativos da Praia do Capricórnio. Tranquila, a lagoa de água doce contrasta com as fortes ondas e o mar aberto.

Já na praia do Garcez, o visitante encontra uma formação rochosa que lembra uma freira ajoelhada olhando para o mar. O turista que tiver contato com nativos poderá ouvir várias lendas a respeito dessa rocha. Outra escul

tura natural, no for

mato de jacaré, fica na Prainha e também atrai adultos e crianças.

O Polo Cultural Adaly Coelho Passos, localizado no centro de Caraguá, também merece uma visita. A construção desse local é uma obra de arte feita em homenagem ao pescador. O piso, com cores diferentes, lembra a bromélia Caraguatá, que deu nome à cidade. Além disso, há um quadrado negro que representa a rede do pescador. O espelho d´agua existente no local representa o mar com as quatro canoas, cunhadas por pescadores com madeira da cidade e que, ao se abrirem, têm o formato de bromélias, representando as quatro comunidades de pesca da cidade.

Caraguatatuba reserva ainda muitos outros atrativos turísticos como a praça Cândido Mota, onde já é tradição a seresta com chorinho, MPB e bossa nova nos finais de semana; a igreja matriz de Santo Antonio, a fonte luminosa e o relógio do sol, monumento que representa o marco zero da cidade; o rio Juqueriquerê, o mais importante rio do Litoral Norte, que possibilita passeios de barco ou jet-ski, possui paisagens deslumbrantes, com riquíssimo ecossistema, reunindo o mangue, o cerrado e a Mata Atlântica.

alesp