Deputado abre trabalhos dos Fóruns Acadêmicos do Instituto Federal de São Paulo
Na tarde de hoje, 30/3, foi oficialmente aberta a primeira rodada dos Fóruns Acadêmicos: Fórum Permanente das Licenciaturas (FLIC) e Fórum Permanente das Engenharias e Tecnologias (FENGTEC). Como anfitrião da abertura, o deputado Simão Pedro deu as boas vindas aos presentes salientando a importância da educação para o país. Comentou seu encontro com os alunos representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Paulista dos Estudante (UPE), quando estes reivindicaram a destinação de 50% dos recursos captados do pré-sal para a educação. Para Simão Pedro, o investimento nessa área é fundamental, pois, a educação é uma constante troca de conhecimentos e um enorme desafio. Como presidente da Frente Parlamentar de apoio às Escolas Técnicas, Simão Pedro assegurou que com a chegada de novos parlamentares, a frente será refeita e continuará atuante nos seus objetivos.
O reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, afirmou que o objetivo, no primeiro momento dos fóruns, é a discussão da organização didática dos cursos do ensino superior do IFSP, engenharia e tecnologia, da formação dos professores e também o debate sobre a identidade e a vocação da instituição. Borges trouxe como primeiro grande problema enfrentado pela instituição a falta de professores qualificados. "Ao longo do tempo nosso papel tem sido o de contornar todas essas dificuldades. Temos obtido resultados positivos, haja vista o crescimento vigoroso que conseguimos. Nossa instituição prima pela liberdade e sendo assim, este fórum vem discutir a forma no processo educacional mais equilibrada e adequada aos nossos parâmetros".
Participaram da mesa mediadora, além do deputado Simão Pedro e do reitor, a pró-reitora de Ensino do IFSP. Lourdes de Fátima Bezerra Carril, João Nelson dos Santos, Vinicius Marinelli, representante do CREA-Jovem, Rebeca Vilas Boas de Oliveira e Terezinha Lisboa.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições