Acervo Histórico: publicação resgata história oral e memória visual do Legislativo estadual


09/02/2004 20:39

Compartilhar:

Dainis Karepovs, diretor da Divisão de Acervo Histórico da Assembléia Legislativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Acervo historico 9fev.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A Divisão de Acervo Histórico da Assembléia Legislativa promoveu, nesta segunda-feira, 9/2, o lançamento de sua mais nova publicação. Trata-se do primeiro número da revista intitulada "Acervo Histórico", que deve ser editada com periodicidade semestral. Estiveram presentes à cerimônia de lançamento o ex-deputado Vicente Botta, o secretário geral parlamentar da Assembléia, Auro Augusto Caliman, o diretor da Biblioteca Mário de Andrade, José Castilho Marques Neto, representates do arquivo da Câmara Municipal de São Paulo e do Instituto de Estudos Brasileiros, funcionários do Poder Legislativo e convidados da academia e de outrso setores da sociedade civil.

Segundo o diretor da Divisão de Acervo Histórico, Dainis Karepovs, a publicação tem a função de reunir, inspirar e divulgar a produção intelectual voltada para as temáticas suscitadas pela documentação existente no Acervo Histórico da Assembléia Legislativa. Nessa linha, Acervo Histórico traz os artigos do historiador, doutor pela Universidade de São Paulo, Carlos Alberto Ungaretti Dias, "As Origens da Assembléia Legislativa de São Paulo"; dá professora Zilda Márcia Grícoli Iokoi, do Departamento de História da USP, "O Legislativo e a República"; e de Roberta Clemente, "As regras do jogo parlamentar no Legislativo Paulista de 1835 a 1937".

A publicação divulga os resultados do projeto História Oral. Na seção Peço a Palavra!, o leitor encontra o depoimento do ex-deputado Vicente Botta, que exerceu dez mandatos na Assembléia ao longo de quarenta anos de vida parlamentar. Outra vertente da publicação é a Memória Visual. Na seção com o mesmo nome, divulga-se a documentação fotográfica existente no Acervo Histórico, onde se encontram cerca de 91 mil negativos, conjunto que reúne imagens produzidas pelos fotógrafos da Casa de 1953 a 1992.

alesp