Doroti provoca nossa fantasia atraída pela beleza dos produtos da terra

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
22/08/2006 16:31

Compartilhar:

Doroti, pseudônimo artístico de Doroti Pascoeto Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Doroti.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Cocos</i>, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/obradorothi151003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Considerar a natureza como fonte de sensações é sempre atual. A causa principal do realismo na arte é, pois, interpretar o tema ou o objeto na sua dimensão real e física, com técnica aprimorada e com o objetivo de recriar uma emoção através da imagem exata.

Doroti possui um estilo expressivo: utiliza a matéria cromática com feliz imediatismo, carregado de representação emocional, tal a vibração luminosa de suas obras. Com cuidadoso equilíbrio tonal, formas, luz e espaço se amalgamam na estrutura de uma composição fluida, cuja leitura implica uma comunicação segura, capaz de permanecer além da contingência do momento, num verdadeiro estimulo da memória e do sentimento.

A artista pinta sobretudo naturezas-mortas. Tudo o que a estimula e lhe provoca sensação, seja por meio de um objeto, seja por meio de um fato, lhe é oferecido pelo mundo físico. Pintora do realismo e da realidade, suas criações enfocam, em primeiro plano, frutas ou objetos mágicos que não se exaltam tão-somente no evidenciar das coisas. Os objetos em foco são os protagonistas da representação, mas ao seu redor existe um pulsar de harmonia paisagística, rica de encantos.

Em Cocos, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo em 2003, a inspiração da artista, atraída pela beleza dos produtos da terra, provoca nossa fantasia. A contemplação dos motivos densos de suas cores constitui pretexto para louvar ainda mais o enfoque da natureza.

A artista

Doroti, pseudônimo artístico de Doroti Pascoeto Vieira, nasceu em 1939, em São José do Rio Preto, SP. Formou-se em letras pela Universidade de São Paulo. Realizou diversos cursos no campo artístico: "Pincéis Tigre", (1996, 1997 e 1998); "Desenhar Usando o Lado Direito do Cérebro", com o professor Rondino (1998); pintura a óleo, com o Grupo de Artes Super Don (1999); e desenho e cor, no Centro Cultural Maria Antônia (2000).

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: VIII e X Salão de Artes da ACM, em Pinheiros e na Lapa, respectivamente (1997 e 1999); 7ª Exposição do Grupo de Artes Super Don, em Osasco, SP, e "Arte Perto de Você", Espaço Cultural Raposo Shopping (1998); XIII e XIV Salão de Arte da Associação Comercial de Pinheiros (1999 e 2001); "Reverenciando a Natureza", em Itanhaém, SP (1999); 52º Salão Paulista de Belas Artes e Centro Cultural Banespa USP (2000); 1º Salão de Pintura Figurativa Contemporânea, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; "Paisagem Brasileira", Associação Paulista de Belas Artes; "Primavera", Centro Empresarial de São Paulo (2002); Espaço Cultural V Centenário, Assembléia Legislativa de São Paulo (Palácio 9 de Julho); Casa de Cultura de Santo Amaro; "Natureza-Morta", Associação Paulista de Belas Artes e III Salão de Pintura Figurativa Bunkyo (2003).

Desde 1996, Doroti tem recebido inúmeros prêmios e menções honrosas. Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp