"Caminhos da Mantiqueira", no Espaço Cândido Portinari


28/03/2008 21:16

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> R. Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RCarvalho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Encerra-se neste fim de mês, no espaço Cândido Portinari a exposição Caminhos da Mantiqueira do pintor mineiro R. Carvalho, atualmente residindo em Campos do Jordão. Por ocasião da abertura da mostra, o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani salientou em sua apresentação: "As obras de R. Carvalho comovem os apreciadores das belezas naturais, das paisagens montanhosas, dos campos, das florestas que são realizadas com toda a sua majestosa elegância e todo o seu indescritível sincronismo de cores.

Seu estilo poderia ser definido como impressionista, embora não estático, mas dinâmico no melhor sentido de uma estrutura contemporânea, e ainda romântico na temática, porque inspirado em valores autênticos e, portanto, valores imortais de vida.

O que se admira na arte desse pintor autodidata é a atmosfera que cria, envolvida em leves vibrações, de tons intimistas em seu cromatismo e um forte sentimento elegíaco da natureza."

alesp