Estância de Socorro oferece turismo diversificado

Estâncias Paulistas
26/07/2010 17:18

Compartilhar:

Parque dos Sonhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/socorro - PARQUE DOS SONHOS 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/socorro - IGREJA NOSSA SENHORA DO SOCORRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Localizada junto à Serra da Mantiqueira, distante 130 quilômetros da Capital, a estância de Socorro é uma das cidades do interior paulista mais procurada para a prática de esportes de aventura, mas também oferece ótimas opções para quem busca descanso e tranquilidade.

Integrada ao circuito das águas, Socorro possibilita esportes como rafting, acqua-ride, boia-cross e canoagem. Além desses esportes aquáticos, o relevo da estância permite ainda a prática do vôo livre, mountain bike, moto-cross, off-road, canyoning, cascading, rapel, trekking e outros.

De uma beleza natural inegável, a cidade agrada tanto aos turistas mais aventureiros como aos que apenas pretendem apreciar as lindas paisagens que a cidade oferece. Para esses, Socorro reserva parques, águas medicinais, pescaria e atrações culturais, além da tradicional feira de malhas, que reúne mais de 400 malharias. Os preços baixos e a constante renovação das malhas, seus hotéis, pousadas e centros de lazer atraem, principalmente em períodos de férias escolares e finais de semanas prolongados, muitos turistas para a cidade.

Fundada em 9 de agosto de 1829, data em que foi rezada a primeira missa na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira que deu origem ao nome da cidade, ainda situada no mesmo local, o município tem clima ameno, o ar puro e a beleza natural que deram origem ao slogan "Socorro, onde ainda se vive".

Atividades econômicas

Além do turismo convencional e o de esportes de aventura, a estância de Socorro tem por base econômica a agricultura e centenas de micro empresas de malharia.

Aspectos culturais

A população, de predominância católica e de ascendência italiana, proporciona um costume de muitas festas e quermesses nos mais de 50 bairros que compõem o município. Como folclore local, existe a Congada de São Benedito, a festa do Divino Espírito Santo e também as grandes festas juninas, onde se destaca a do bairro do Oratório, que ainda mantém a tradição das passadas na brasa.

Dentre as festas típicas destacam-se as festividades que ocorrem entre 9 e 15 de agosto, em que se comemoram o aniversário da cidade, a festa do morango e também o dia da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.



Fontes: www.estanciadesocorro.com.br/galeria/default.asp; www.socorro.sp.gov.br/historia.asp; www.cidadedesocorro.com.br

alesp