Com precisão, rigor e raciocínio Regina Dutra cria sua pintura espacial

Emanuel von Lauenstein Massarani
08/10/2003 14:00

Compartilhar:

Regina Dutra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/RDutra81003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra  Abstrato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Abstrato081003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Frente a um ímpeto criativo a pintura de Regina Dutra não para na pesquisa da forma, mas se lança para encontrar inovações expressivas de indiscutível valor. Correspondendo aos mais validos imperativos da arte contemporânea, trata-se de uma artista sempre pronta a comunicar - não tanto para ser avaliada - mas pelo prazer de ser compreendida.

Sua pintura representa ainda uma grande lição de técnica: trata-se de uma pintura original, convidativa e rica de conteúdo. Seu espaço torna-se acréscimo ou sobreposição de cores, distância de um elemento cromático a outro, luminosidade extraterrestre e estratificação de massas quase com a consistência do ectoplasma.

As obras dessa artista, repletas de silêncio, possuem uma unidade de ritmos e de estruturas que criam uma plasticidade evidente. O seu ideal é a transparente representação visual de uma particular estado de espírito que requalifica o significado da obra.

Regina Dutra demonstra claramente ter conseguido formular um discurso próprio sobre a necessidade da arte de escapar de um labirinto sem saída, para se dirigir a um caminho no qual precisão, rigor e raciocínio dão à imaginação uma lógica e um motivo válido para entrar na realidade.

A obra " Abstrato ", doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista e realizada em pintura sobre tela com pó de mármore, revela a força de sua pesquisa espacial que renuncia não só à banal figuração mas à própria estrutura geométrica de certas formas abstratas.

A Artista

Pintora, escultora e ceramista, Regina Dutra, nome artístico de Regina Helena Dutra Rodrigues Ferreira da Silva, nasceu em 1942, na cidade de São Paulo. Nos anos de 1976 a 1987, ministrou aulas de História da Arte na Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e, de 1983 a 1986, ministrou aulas de História da Arte na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, PUC, Campinas. Pesquisadora de assuntos culturais, no IDART, Secretaria Municipal da Cultura, nos anos de 1976 e 1977. A partir de 1987, passou a se dedicar exclusivamente às artes plásticas em seu atelier.

Participou de inúmeras exposições, individuais e coletivas, destacando-se entre elas: 8º Salão da Gravura Contemporânea em São Caetano e IV Encontro Jundiaiense de Arte (1975); XI Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (1978); XII Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba e II Salão Nacional de Artes Plásticas, Rio de Janeiro, (1979); XV Salão de Arte Contemporânea, Ribeirão Preto, e 8º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (1990); Projeto parceiros do Rio Tietê (1991); I Mostra do Espaço Cultural do SESC na Avenida Paulista e XVII Salão de Arte Contemporânea, Ribeirão Preto (1992); "Aquarelas", Museu da Imagem e Som de Campos do Jordão e I Salão Paulista de "Aquarelas", Faculdade Santa Marcelina (1993); Atelier Francesco Domingo, MAC, USP, e Salão de Arte Adriana Ackel (1995); 1º Mostra de Artes Plásticas, Galeria Mali-Villas Boas, 1ª Mostra do Projeto em Torno, (1997); "I Mostra de Pratos", Companhia Asiática, (1998); 27a Salão de Artes Plásticas Bunkyo, Sociedade de Cultura Japonesa; II e III Salão de Arte e Craft Brasil Japão, Sociedade de Cultura Japonesa e Comissão de Arte Koguei (1998/2000) e 28a Salão de Artes Plásticas Bunkyo (2000).

Possui obras em vários acervos particulares e oficiais, entre eles: o da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp