Vila Noel sofre com enchentes, esgotos e falta de iluminação


30/05/2005 10:42

Compartilhar:

Deputado Fausto Figueira em visita à Vila Noel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Fausto vila Noel 30maio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Fausto Figueira

Constantes alagamentos, falta de sistema de esgoto e de iluminação são os principais problemas dos 258 moradores da Vila Noel, um pequeno bairro às margens da Via Anchieta, em Cubatão. Durante visita ao local, em companhia da vereadora cubatense Márcia Rosa (PT), no dia 16 de maio, o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), se comprometeu a entrar em contato com a Ecovias, para pedir a ampliação do canal que dá vazão à água, e com a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), para que regularize a iluminação do bairro e instale postes na altura do km 58 da Anchieta.

As enchentes fizeram o aposentado João Eduardo de Oliveira, morador do bairro há 35 anos, reconstruir três vezes a sua casa. "Quando chove ou aumenta a vazão do córrego, a água inunda as casas e se mistura com o esgoto, pois aqui não tem rede de coleta", comentou.

A escuridão, segundo a presidente da Sociedade de Melhoramentos do Bairro, Maria das Graças da Silva, é o principal obstáculo para os moradores permanecerem em escolas de Ensino Médio e Fundamental em bairros próximos. "O caminho é longo e perigoso. Por falta de iluminação, muitos ficam com medo de voltar e desistem do estudo".

Fausto propôs um mutirão para dar continuidade às obras do consultório médico, que começou a ser construído na casa de Maria das Graças, onde fica a base da liderança comunitária. Lá também funciona a sala de aula para alfabetização de adultos, que tem o apoio do programa federal Brasil Alfabetizado, a central de correspondências, com uma caixa de correios comunitária, e é onde a Pastoral da Criança faz as pesagens das 86 crianças do bairro.

"Vamos colocar a mão na massa. É bom conhecer de perto as necessidades da população e usar o mandato para ajudá-la. É louvável ver um local como esse, por conta de uma liderança organizada, ativa e respeitada, extremamente harmonioso e limpo", disse Figueira.

O deputado entrará em contato com a Petrobrás para pedir a construção de uma área de lazer para as crianças e falará com a direção da Cetesb para que avalie a qualidade da água das valas de concreto e do córrego que cortam o pequeno bairro. Os moradores reclamam do mau cheiro, da presença de óleo e observam que em alguns trechos, a vegetação que fica em contato com a água está morta.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp