Aprovado projeto sobre envelhecimento ativo


15/05/2009 18:50

Compartilhar:

José Augusto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/JOSEAUGUSTOIDOSOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou, no dia 13/5, projeto do deputado José Augusto (PSDB) que trata de envelhecimento ativo. Após a sanção do governador José Serra, o Estado poderá criar mais espaços e ações que visem a melhoria da qualidade de vida dos idosos. "Essa lei será muito importante para aperfeiçoar, construir e consolidar os espaços já existentes. As medidas permitirão que as pessoas da terceira idade tenham uma vida mais saudável", disse José Augusto.

Desde 2007 um grupo com representantes de entidades de classe e de secretarias estaduais e da prefeitura de São Paulo, entre elas as de Saúde, Cultura, Esportes e Participação e Parceria, debateram o assunto para a elaboração do projeto de lei, que foi protocolado em meados no ano passado. Em 2008, foram realizados vários encontros e seminários. Houve ainda simpósio, promovido em maio. Nesse último evento, foi assinado até um termo de compromisso em que secretários estaduais e municipais se comprometeram a desenvolver ações com o intuito de melhorar a vida dos idosos.

José Augusto comemorou a aprovação do projeto, por considerá-lo um grande avanço para a sociedade. Ele disse que existe uma obrigação constitucional de o Estado cumprir o Estatuto dos Idosos. "Com a aprovação dessa lei, será possível efetivar esse cumprimento de forma gradativa e constante, com a colaboração das secretarias".



joseaugusto@al.sp.gov.br

alesp