Norival Bonfatti realiza suas paisagens envolvendo-as com o encantamento da luz

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
13/10/2009 14:41

Compartilhar:

Norival Bonfatti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/NORIVAL BONFATTI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Passeando por Parati<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/NORIVAL BONFATTI- PASSEANDO POR PARATI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O encantamento da luz é a definição mais apropriada para a leitura das obras de Norival Bonfatti. Com efeito, sem prejuízo para o desenho, é a luz a verdadeira protagonista de cada obra pictórica desse artista.

A linha gráfica define as formas onde a cor lhe dá corpo e volume, envolvendo-a de luz. O traço claro e seguro, a pincelada ágil e transparente da qual sai o cromatismo impregnam as superfícies de uma evidente alegria de viver.

Motivado por um incansável desejo de narrar a paisagem através da cor e do desenho, um componente importante da personalidade de Norival Bonfatti é sua inspiração. Tudo o que o cerca o interessa, pois com o mesmo detalhismo descreve um casario, um porto, uma marinha, enfim tudo que se refere à natureza.

Sua sensibilidade, os gostos pela mescla cromática e pela matéria envolvem magicamente a realidade cercando-a de uma luz que desperta as intimas vibrações e as essenciais prospectivas dos temas escolhidos.

A obra "Passeando por Parati", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, comprova tratar-se de um pintor empenhado no sentido em que sua relação com a realidade é fecunda, séria e enriquecedora.



O Artista



O pintor Norival Bonfatti, nasceu em Bebedouro, onde realizou seus estudos primários. Radicou-se a seguir em São Paulo onde procurou inteirar-se das mostras em galerias e museus.

Somente depois de se aposentar, resolveu dedicar-se às artes de corpo inteiro e de modo especial à pintura enfocando principalmente marinhas e cidades praianas.

Inicialmente autodidata, o artista frequentou durante dois anos cursos de desenho e pintura no Instituto Unione e Benevolenza de Buenos Aires, Argentina.

Durante os anos de 2003, 2004 e 2005, participou de diversas exposições em galerias, espaços culturais e institutos de arte em La Plata, Buenos Aires, e recentemente na Câmara Municipal de São Paulo. Em princípios de 2010 deverá expor no Espaço Candido Portinari, na Assembleia Legislativa.

Foi selecionado em diversos concursos, tendo recebido prêmios e menções especiais, e suas obras encontram-se em coleções particulares na Argentina, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp