Deputados fazem levantamento sobre crack e outras drogas nos municípios paulistas
21/07/2011 15:29
A Assembleia Legislativa quer obter um retrato da situação do crack e outras drogas nos municípios paulistas. Para tanto, as 645 prefeituras receberam e já estão respondendo um questionário com dez perguntas sobre o tema. A iniciativa de realizar este Diagnóstico partiu dos deputados da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, coordenada pelo deputado Donisete Braga (PT).
Segundo o deputado, uma pesquisa feita por telefone pela da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou que o crack já atinge 83 % dos municípios paulistas. "A situação se agrava a cada dia, as drogas já estão até na zona rural. Nosso objetivo é mostrar que os municípios precisam de ajuda financeira dos governos federal e estadual para este enfrentamento. Vamos levar esse diagnóstico para a Comissão de Finanças e Orçamento, que decidirá sobre os investimentos em 2012", explicou.
Todos os 28 deputados da frente, segundo o coordenador, estão se empenhando em suas bases para que os prefeitos respondam o questionário. Mais de 150 deles já enviaram respostas, inclusive o da capital, cidade que abriga uma "cracolândia" na região central com cerca de 400 dependentes químicos.
Número de dependentes
O questionário elaborado pelos deputados da frente busca respostas para perguntas como o número de dependentes químicos do crack e outras drogas, sobre a droga mais presente, se há leitos do SUS para os dependentes, faixa etária deles, índice de reincidência nos tratamentos, se recebem ou não recursos públicos, além do montante que acreditam ser necessário investir em um programa local, entre outras questões
Rede integrada
O coordenador da Frente, deputado Donisete Braga, ao fazer um balanço do trabalho dos últimos meses, quando foram realizados seminários, visitas e amplos debates, disse que "não haverá saída se não for criada uma rede integrada e regionalizada de serviços públicos que contemple a prevenção, o tratamento dos dependentes e sua reinserção social". Para ele, tanto o governo federal quanto o estadual estão ainda em dívida com a sociedade no que se refere ao avanço das drogas.
Audiências públicas
O tema do avanço das drogas será levado às 18 audiências públicas que a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia realizará em todas as regiões do estado, a partir do dia 19 de agosto próximo. "Com o Diagnóstico, com a realidade nas mãos, teremos melhores condições de pressionar por verbas para os municípios e por mais ação dos Executivos municipais", acredita Donisete Braga.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições