Parque estadual na zona oeste começa a ser implantado


30/01/2006 15:49

Compartilhar:

Giba Marson e o Secretario do Meio Ambiente José Goldemberg<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Giba  012.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Governo do Estado inicia implantação do Parque Estadual Fazenda Tizo, uma conquista da sociedade civil com o apoio de Giba Marson. Após participar de reunião no dia 27/1 na Secretaria de Meio Ambiente, o deputado Giba Marson (PV) afirmou que a criação de um parque estadual na área da antiga Fazenda Tizo, na zona oeste de São Paulo, já é uma realidade.

O parlamentar foi recebido pelo secretário de Meio Ambiente, José Goldemberg, que informou inclusive que há recursos para começar o processo de implantação do parque, anunciado em novembro pelo governador Geraldo Alckmin, e que em breve deverá ser iniciado o cercamento da área.

A atuação de Giba Marson foi fundamental para a vitória do movimento da sociedade civil que reivindicava a criação de um parque estadual para preservar os fragmentos de mata atlântica na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Ele empenhou esforços junto ao Governo do Estado, secretarias estaduais e prefeituras municipais para que a área fosse transformada em parque urbano e de lazer com a finalidade de promover a preservação e a educação ambiental.

Acompanhado por representantes do Movimento Pró-Parque, Giba Marson tomou conhecimento do pré-projeto do parque, elaborado por técnicos da secretaria, e defendeu a idéia da criação de um "consórcio ambiental", formado pelos municípios vizinhos ao parque, para viabilizar a proposta de gestão compartilhada, que deverá envolver também lideranças comunitárias locais.

"Este é um sonho que está se tornando realidade graças à luta da sociedade civil organizada. É mais um avanço do nosso Estado em relação à criação de novos espaços para proteger as áreas verdes e promover atividades de lazer, educação ambiental e cidadania. O Parque Estadual da Fazenda Tizo vem atender à antiga reivindicação da comunidade local, e isto demonstra que o Governo do Estado está sensível à necessidade da preservação ambiental para garantir melhor qualidade de vida à população", comemorou Giba Marson.

A área onde será implantado o Parque Estadual da Fazenda Tizo tem 1,5 milhão de metros quadrados e está situada entre as divisas dos municípios de São Paulo, Osasco, Cotia, Embu e Taboão da Serra. Ali estão abrigados os últimos fragmentos de mata atlântica na Região Metropolitana de São Paulo, com toda a riqueza da fauna e da flora ali existentes, inclusive algumas espécies com risco de extinção.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp