Apoio a micro e pequena empresa na pauta de candidatos
O Sebrae-SP, a União dos Vereadores do Estado de São Paulo, o Instituto do Legislativo Paulista, a Assembléia Legislativa de São Paulo, a Associação Paulista de Municípios e o Cepam - Fundação Prefeito Faria Lima realizaram nesta terça-feira, 17/6, no auditório Franco Montoro, o workshop Candidato Empreendedor e as Políticas Públicas para as Micro e Pequenas Empresas.
O evento aberto com a presença do presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, e do secretário estadual do Emprego e Relações de Trabalho, Guilherme Afif Domingos, além de representantes dos diversos parceiros, serviu também para o lançamento do Guia do Candidato Empreendedor - prefeito e do Guia do Vereador Empreendedor.
Os guias têm como objetivo estimular os candidatos a prefeito e a vereador a incluírem nos seus planos ações voltadas ao desenvolvimento local com base nos pequenos negócios. Eles contêm orientações sobre formalização de pequenas empresas, tratamento tributário diferenciado, fortalecimento do pequeno produtor rural. Traz ainda dicas para facilitar e ampliar o acesso ao crédito e à inovação tecnológica.
Segundo os técnicos do Sebrae, é um importante apoio para a elaboração de políticas públicas municipais voltadas para o incentivo ao empreendedorismo.
Os oradores que ocuparam a tribuna destacaram a importância dos guias como indicadores sólidos para subsidiar programas de governo e propostas legislativas.
Fez parte do encontro debate que reuniu prefeitos e vereadores sobre iniciativas de apoio à pequena e microempresa que deram certo em seus municípios.
Usaram da palavra, além do presidente da Assembléia e do secretário Afif, o presidente do ILP, Roberto Lamari; o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella; o presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcos Monti; o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Fábio de Salles Meirelles.
Participaram dos debates os prefeitos de Tarumã, Oscar Gozzi; de Barretos, Emanoel Mariano; de Osasco, Emidio de Souza; de Santa Fé do Sul, Itamar Borges; e de Novo Horizonte, Toshio Toyota, além dos vereadores Rodrigo Antônio Correa, de Santa Fé do Sul; Luiz Antonio de Moraes, de Porto Ferreira; Antonio Marcos Gava, de Barra Bonita e Silvana Resende, de Ribeirão Preto. O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, também participou do debate.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições