Parlamentar denuncia quadra inutilizada em escola estadual


26/06/2008 20:55

Compartilhar:

Ferragem, inutilizada, inviabiliza a prática de educação física<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/GIANNAZI QUADRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em mais uma visita a escolas da rede estadual de ensino, esta realizada no dia 25/6 na cidade de Embu das Artes, o deputado e professor Carlos Giannazi (PSOL) ficou perplexo com a situação em que encontrou a quadra de esportes da Escola Estadual Alexandrina Bassith, há mais de três anos desativada por problemas estruturais de desmoronamento A cobertura dela está desmontada e a ferragem encontra-se no piso da quadra, impedindo que os alunos possam fazer as aulas de educação física, matéria obrigatória no currículo escolar dos ensinos fundamental e médio pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A disciplina está sendo dada em espaços precários e improvisados.

Apesar de todos os pedidos já feitos pela direção da escola até agora, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) não viabilizou a reforma da quadra e nem retirou o material metálico sobre ela depositado, o que revolta a comunidade escolar porque além do fato dos alunos não poderem usar o espaço eles correm sérios riscos de se machucar nos entulhos de ferro.

A orientação vinda da Secretaria da Educação é que se faça um leilão com os comerciantes de ferro-velho da região para vender essa estrutura metálica, fato que deixou ainda mais indignado o deputado que afirma que essa é uma obrigação de FDE e da SEE e não da direção da escola.

"Estamos perplexos com essa omissão e irresponsabilidade da Secretaria Estadual de Educação. Isso é improbidade administrativa. Tanto a pasta da Educação quanto o FDE devem ser responsabilizados por essa situação. Não é finalidade da escola alocar seus parcos recursos e se mobilizar para fazer carta-convite ou leiloar seja lá qual bem for", argumenta o parlamentar do PSOL.

Este é mais um caso que o deputado Carlos Giannazi levará ao conhecimento do Ministério Público e do governador José Serra para que sejam feitas a remoção do entulho e a imediata reforma da quadra de esportes, destinando-a a sua finalidade pedagógica que é o aprendizado das práticas esportivas.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp