Unesp pode abrir centro de pesquisas em Cubatão


24/04/2009 16:12

Compartilhar:

Paulo Alexandre em reunião com o coordenador da Unesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/PAULOALEXCUBATAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) manifestou interesse em instalar um centro de pesquisas em Cubatão. A proposta foi apresentada a Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) pelo coordenador executivo do campus do litoral paulista, professor Marcos Hikari Toyama, em reunião realizada na Secretaria de Estado de Ensino Superior.

Após conversar com o coordenador, Paulo Alexandre solicitou o levantamento de todas as formalidades legais e exigências técnicas para a implantação da unidade no município. "A Unesp tem desenvolvido, na região, projetos de pesquisa na área ambiental, sendo que alguns desses trabalhos ocorrem em Cubatão, como o reflorestamento da Serra do Mar", destacou o deputado.

De acordo com o parlamentar, o centro de pesquisas poderá oferecer cursos de graduação em Biologia, Biologia Marinha e Gestão Ambiental. Também está em estudo a oferta de cursos de extensão em Educação Ambiental.

O único campus da Unesp na Baixada Santista fica em São Vicente, onde são oferecidos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Em Registro, no Vale do Ribeira, a universidade estadual mantém o curso de graduação em Agronomia.

No dia 28/4, às 10h, na câmara municipal, o coordenador se reunirá com membros da comissão especial que discutirá o assunto. O grupo é formado pelos vereadores Geraldo Guedes (PR), José Aparecido dos Santos (PSB) e Maria Aparecida Pieruzi (PT).

O deputado também se prontificou em ajudar na obtenção de recursos para a reforma do campus de São Vicente. No dia 19/3, estudantes fizeram protesto para denunciar problemas no prédio, como a falta de um restaurante universitário e a precariedade da estrutura física para o desenvolvimento de pesquisas. O campus tem cerca de 200 alunos.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp