Parceria pode garantir retorno da Poli-USP a Cubatão


17/04/2009 12:50

Compartilhar:

Paulo Alexandre e vereadores na Secretaria de Ensino Superior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/PAULOALEXANDRECUBATAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um acordo entre a Câmara Municipal, a Prefeitura de Cubatão e o governo do Estado pode viabilizar o retorno da Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) ao município através da aprovação de uma lei municipal determinando que o dinheiro economizado pelo Legislativo municipal seja aplicado na obra. O Estado entraria com uma contrapartida financeira a ser obtida com a ajuda do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Os valores estimados para devolução são de R$ 2 milhões por ano. A obra está orçada em R$ 30 milhões.

A proposta de parceria foi apresentada na tarde do dia 15/4 à secretária-adjunta de Ensino Superior do Estado, Nina Beatriz Stocco Ranieri, pelos vereadores Geraldo Guedes (PR), José Aparecido dos Santos, o Dédinho (PSB), e Maria Aparecida Pieruzi de Souza, a Nega Pieruzi (PT), acompanhados do deputado, que já solicitou audiência com a reitoria da USP.

Barbosa disse que "para o ex-governador, a Poli/USP é estratégica para o futuro Parque Tecnológico da Baixada Santista. A prefeita também tem a mesma opinião. Agora, é hora de unir forças e levar uma proposta concreta à Reitoria da USP".

A instalação da unidade da Poli/USP em Cubatão ajudará na formação da mão-de-obra para o Pólo Industrial.

Outra possibilidade para a obtenção de recursos envolve um acordo financeiro com a Sabesp na renovação do contrato de concessão para a execução de serviços no município. Engenharia do Petróleo

As graduações reivindicadas são Engenharia Naval e Engenharia do Petróleo, além de Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia de Informática. Sobre isto o deputado afirma: "não podemos repetir os erros do passado, quando tínhamos que "importar" profissionais para suprir as demandas de nossas indústrias".



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp