Assembléia Legislativa abre as portas para campanha de doação de medula


04/03/2008 17:30

Compartilhar:

Bruno Covas e parceiros do evento de medula<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BRUNO COVAS MEDULA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A ajuda do deputado Bruno Covas (PSDB) foi fundamental para que seja realizado na Assembléia Legislativa, em 17/3, das 9 às 18 h, um dia dedicado ao cadastramento de doadores de medula óssea. O trabalho será realizado pelo Hospital de Câncer de Barretos em parceria com a Ordem DeMolay.

"O espaço aberto pelo deputado Bruno Covas é de um valor imenso, porque nos dá a chance de divulgar o trabalho de cadastramento dos doadores de medula em nível nacional", comemorou a assistente social do Hospital de Câncer de Barretos, Naima Khatib.

No mesmo dia, às 20h, será anunciada oficialmente a criação do Dia Estadual da Ordem DeMolay, em 18 de março. A medida foi possível devido ao projeto de lei proposto por Bruno Covas em reconhecimento às sucessivas quebras do recorde mundial de cadastro de doadores que a ordem alcança em um único dia.

A parceria entre o Hospital do Câncer de Barretos e a Ordem DeMolay já dura um ano. O último cadastramento foi realizado em janeiro nas cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande. Em dois finais de semana foram conseguidos 7.200 cadastros. Cabe à Ordem DeMolay atuar na chamada linha de frente, visitando o local onde será feito o cadastro, divulgando a ação, esclarecendo possíveis dúvidas e preparando a população para aderir à coleta de sangue.

O cadastro único, chamado de Registro de Doador de Medula (Redome), é administrado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, e todos os hospitais do Brasil e de outros países do mundo têm acesso. Dos 530 mil cadastrados atualmente, 10% tiveram seus nomes colhidos pelo HC de Barretos.

Mais informações sobre o assunto podem ser acessadas nos sites do Hospital do Câncer de Barretos (www.hcancerdebarretos.com.br) ou da Ordem DeMolay (www.demolaysp.com.br). Para e-mail os contatos são hemocaptacao@hcancerbarretos.com.br ou gestor@demolaysp.com.br

brunocovas@al.sp.gov.br



wwwbrunocovas.com.br

alesp