Subcomissão de Direitos Humanos deverá ir a Limeira investigar reintegração de posse


13/12/2007 20:49

Compartilhar:

Deputado Vanderlei Siraque <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SIRAQUE 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Vanderlei Siraque (PT), realizou reunião na tarde desta quinta-feira, 13/12, onde foram aprovadas duas moções e três requerimentos, dentre eles o do deputado Hamilton Pereira (PT), que solicita a constituição de uma subcomissão da CDH para visitar o acampamento Elizabeth Teixeira, em Limeira. O local foi palco de violento cumprimento de liminar de reintegração de posse que culminou com saldo aproximado de 40 trabalhadores rurais feridos. Segundo o parlamentar, será muito importante a participação de todos os deputados. "Poderemos entrevistar pessoalmente os trabalhadores, as lideranças comunitárias e sindicalistas, inclusive o superintendente do Incra se dispôs a acompanhar a subcomissão". O presidente Vanderlei Siraque indicou os seguintes deputados para participar da subcomissão: Ana Perugini (PT), Simão Pedro (PT), Hamilton Pereira (PT), Raul Marcelo (PSOL), José Candido (PT) e Fernando Capez (PSDB).

Participaram também da reunião representantes de moradores de Ribeirão Pires, que ouviram o depoimento da vereadora Elza da Silva Carlos, daquela cidade, sobre os últimos acontecimentos do dia 29/11, em que moradores de rua foram jogados na avenida Bandeirantes, próximo a Campinas. Segundo a vereadora, os moradores de rua acusam os guardas municipais por essa violência. Ela disse que entrou com ação no Ministério Público solicitando providências urgentes para apuração do caso.

A reunião tratou ainda de denúncias de possíveis adoções arbitrárias e ilegais no município de Itaquaquecetuba.

alesp