Assembléia Legislativa homenageia bispo de São Miguel


13/05/2005 09:47

Compartilhar:

Sessão proposta pelo deputado Simão Pedro homenageou bispo de São Miguel Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/domlegal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última sexta-feira, 6/5, a Assembléia Legislativa realizou, a pedido do deputado Simão Pedro (PT), sessão solene em homenagem aos 25 anos de bispado de dom Fernando Legal. O prelado está à frente da Diocese de São Miguel Paulista há 15 anos.

"Dom Fernando é um dos grandes responsáveis pela construção da Diocese de São Miguel Paulista. Mas sua atuação foi além: ajudou a impulsionar a Igreja e os valores cristãos em toda a região, e promoveu trabalhos sociais que são exemplo de solidariedade para todos nós", explicou Simão Pedro.

No discurso de encerramento do evento, o deputado destacou que "a Diocese de São Miguel, através de suas pastorais sociais, tem prestado serviços essenciais ao nosso povo mais sofrido". Além disso, Simão chamou a atenção para a preocupação da diocese com a formação ética e moral da população da região.

Cerca de 20 padres e 50 seminaristas compareceram à cerimônia. Além disso, mais de 300 pessoas lotaram as galerias do plenário Juscelino Kubitschek. Mauro Arce, secretário estadual de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, representou o governador Geraldo Alckmin. O vereador paulistano Paulo Teixeira (PT) também prestigiou o evento.

Pequena biografia

Dom Fernando Legal nasceu em São Paulo, em 17 de dezembro de 1931. Entrou no seminário em janeiro de 1945, fez o noviciado em 1949 e a profissão religiosa em 1950.

Ordenado sacerdote em 1959, foi coordenador e diretor do Instituto Teológico Pio XI, além de ocupar diversos postos outros postos na Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB). Bispo de Itapeva (1980-85) e de Limeira (1985-89), dom Fernando foi transferido para a Diocese de São Miguel Paulista em 1989.

Atualmente, a Diocese de São Miguel é divida em três regiões episcopais (São Miguel, Penha e Itaquera/Guaianases) e cobre uma população de mais de 1,2 milhão de pessoas. Tem 82 paróquias, 127 padres e 70 seminaristas.

spedro@al.sp.gov.br

alesp