Chile vai sediar primeiro encontro de legisladores ligados à área ambiental


22/11/2006 18:39

Compartilhar:

Deputado Donisete Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Donizet2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante sua participação no V Seminário Internacional Ambiental, que está sento realizado em Curitiba (PR), o deputado Donisete Braga (PT) anunciou que a cidade de Santiago (Chile) vai sediar, em novembro de 2007, o primeiro encontro de legisladores ligados à área ambiental. O objetivo do evento é promover intercâmbio e cooperação para o desenvolvimento sustentado.

A decisão de realizar o encontro está formalizada na Carta de Curitiba, documento que se originou de reunião de Donisete Braga com parlamentares da Argentina, Chile e Curitiba, além do representante da Rede de Autoridades para a Gestão Ambiental nas Cidades da América Latina e Caribe, entidade promotora do seminário.

Em março de 2007, os deputados deverão realizar uma reunião preparatória, em Buenos Aires (Argentina), quando serão definidas a agenda comum e a metodologia de trabalho e de organização do encontro.

Cooperação técnica

O V Seminário Internacional Ambiental é uma organização do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Universidade do Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura de Curitiba. Sua meta é promover o intercâmbio de experiências e a formação de uma rede de cooperação técnica entre as cidades participantes.



Íntegra da Carta de Curitiba

Reunidos na cidade de Curitiba em 22 de novembro de 2006, o deputado Donisete Braga, representando a Assembléia Legislativa de São Paulo; o Conselheiro Jaime Fuentalba Maldonado, representante do Conselho Regional da Área Metropolitana de Santiago (Chile); o deputado Juan Manuel Velasco, representando a Assembléia Legislativa da cidade de Buenos Aires (Argentina); Deyse Senna, representando o município de Curitiba; e Ivan Moscoso, representando a Rede de Autoridades Para a Gestão Ambiental nas Cidades da América Latina e Caribe, decidem iniciar, a partir desta data, um processo que promova a integração, intercâmbio e cooperação entre legisladores de toda a América Latina e Caribe com objetivo de dotar as cidades de legislação adequada para a promoção do desenvolvimento sustentado. Decidem ainda que o primeiro encontro de legisladores se dará em novembro de 2007 na cidade de Santiago (Chile) e que em março será realizada reunião preparatória na cidade de Buenos Aires (Argentina), quando serão definidas agenda comum, metodologia de trabalho e organização do encontro.

alesp