Prevenção ao uso de drogas é dever de toda a sociedade, avalia parlamentar


29/06/2009 11:21

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/HAMILTONDROGAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na abertura da I Semana Regional de Prevenção às Drogas, no município de Piedade, na segunda-feira, 22/6, o deputado Hamilton Pereira (PT) defendeu o envolvimento de toda a sociedade na questão. "Temos, como a prefeitura de Piedade, que chamar a discussão para nós e assumir o nosso papel como cidadãos", afirmou.

Para Inácio Marchette, presidente do Grupo Viva, o realizador do evento, o uso das drogas só poderá ser combatido com uma política de prevenção. "Se nós conseguirmos preparar as famílias, os educadores, para enfrentar [o problema] de maneira preventiva, teremos um ganho muito grande", defendeu. Hamilton também atentou para o aumento do número de usuários de drogas. "Nenhuma cidade, independente de tamanho, está livre deste problema", destacou.

Após a abertura, pais, alunos e professores acompanharam a palestra da psicóloga Cláudia de Oliveira Soares, coordenadora terapêutica da Clínica Viva, em Piedade. Especialista em dependência química pela Unifesp, ela abordou aspectos socioculturais que podem levar as pessoas ao consumo de drogas e apontou alternativas para evitar esse caminho.

"A dependência química é uma doença crônica e progressiva", afirmou Cláudia. "Num primeiro momento, o uso da droga é por opção, mas depois vira doença e deixa de ser uma escolha."

O evento de Piedade ocorre concomitantemente à XI Semana Nacional de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas.



hpereira@al.sp.gov.br



HAMILTONDROGAS:legenda: Piedade_PrevencaoDrogas

alesp