Deputado cobra a atualização da tabela do SUS


19/04/2011 13:23

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Pedro Tobias : "governo federal precisa reajustar com urgência tabela SUS" Clique para ver a imagem ">

Ao lado do governador Geraldo Alckmin e do secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, Pedro Tobias (PSDB) voltou a cobrar o reajuste imediato na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), a ser paga pelo Ministério da Saúde. O parlamentar aproveitou a cerimônia de inauguração do pronto-socorro adulto "Dr. Virgínio José Lunardi", na segunda-feira, 18/4, em Botucatu, para mobilizar e sensibilizar agentes públicos de saúde sobre a necessidade do movimento junto ao governo federal.

"A tabela do SUS não é reajustada há vários anos e está totalmente defasada, trazendo prejuízo a governos estaduais e municipais, às Santas Casas e a hospitais filantrópicos", afirmou o deputado.

Pedro Tobias lembrou que, atualmente, o SUS é mantido com 60% dos recursos de Estados e municípios, enquanto os repasses do governo federal representam apenas 40% dos procedimentos médico-hospitalares realizados gratuitamente à população. Ele enfatizou: "A situação no Estado está chegando ao limite do limite e vai ficar muito pior se o governo federal não reajustar, com urgência, a tabela SUS".

Segundo o parlamentar, o Estado é responsável pela grande maioria de procedimentos médicos de alta complexidade, mas não é ressarcido por isso. "Na verdade, São Paulo cuida da saúde brasileira, realizando 70% dos transplantes e cirurgias de câncer", disse Tobias.(FDC)



ptobias@al.sp.gov.br

alesp