Deputado cobra a atualização da tabela do SUS
Clique para ver a imagem " alt="Pedro Tobias : "governo federal precisa reajustar com urgência tabela SUS" Clique para ver a imagem ">
Ao lado do governador Geraldo Alckmin e do secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, Pedro Tobias (PSDB) voltou a cobrar o reajuste imediato na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), a ser paga pelo Ministério da Saúde. O parlamentar aproveitou a cerimônia de inauguração do pronto-socorro adulto "Dr. Virgínio José Lunardi", na segunda-feira, 18/4, em Botucatu, para mobilizar e sensibilizar agentes públicos de saúde sobre a necessidade do movimento junto ao governo federal.
"A tabela do SUS não é reajustada há vários anos e está totalmente defasada, trazendo prejuízo a governos estaduais e municipais, às Santas Casas e a hospitais filantrópicos", afirmou o deputado.
Pedro Tobias lembrou que, atualmente, o SUS é mantido com 60% dos recursos de Estados e municípios, enquanto os repasses do governo federal representam apenas 40% dos procedimentos médico-hospitalares realizados gratuitamente à população. Ele enfatizou: "A situação no Estado está chegando ao limite do limite e vai ficar muito pior se o governo federal não reajustar, com urgência, a tabela SUS".
Segundo o parlamentar, o Estado é responsável pela grande maioria de procedimentos médicos de alta complexidade, mas não é ressarcido por isso. "Na verdade, São Paulo cuida da saúde brasileira, realizando 70% dos transplantes e cirurgias de câncer", disse Tobias.(FDC)
ptobias@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições