Dia do Cooperativismo é comemorado em sessão solene


12/08/2002 17:05

Compartilhar:

Representantes de várias cooperativas assistem à cerimônia no plenário principal da Assembléia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/COOPa12Ago02.jpg.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O Dia Internacional do Cooperativismo (6 de julho) foi comemorado nesta segunda-feira, 12/8, na Assembléia Legislativa. Na solenidade, enfatizou-se a importância do cooperativismo como forma de combater o desemprego gerado pela globalização da economia, de fomentar o desenvolvimento da sociedade e de proporcionar maior distribuição de renda.

De acordo com um histórico apresentado pelo representante da Aliança Cooperativista Internacional (ACI), Américo Utumi, as cooperativas de trabalho surgiram em meados do século XIX, na Europa, como forma de minimizar o desemprego gerado pela revolução industrial. No Brasil, o cooperativismo é ainda incipiente, enquanto na Alemanha há um cooperado para cada cinco habitantes e, no Japão, um para cada três.

Até 1990, salientou Utumi, o governo brasileiro só considerava as cooperativas agrícolas. Com a abertura da economia e o desemprego daí decorrente, as cooperativas de trabalho surgiram como uma "luz no fim do túnel", proporcionando aos excluídos uma possibilidade de trabalho. Em 1994, com a estabilização da moeda, novas formas de cooperativismo se tornaram viáveis, como as cooperativas de crédito e de habitação. "Por que o governo não busca aí a solução de nossos problemas?", indagou o representante da ACI.

Representando a Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas destacou que há, no Brasil, sete mil cooperativas e cinco milhões de cooperados, favorecendo direta e indiretamente mais de 20 milhões de pessoas. Para ele, além de proporcionar trabalho e de combater a concentração de renda, as cooperativas são uma importante ferramenta para o fortalecimento do capital nacional.

alesp