São Roque poderá ter Expresso Turístico da CPTM


13/10/2009 19:08

Compartilhar:

Efaneu Nolasco, João Paulo e João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CARAMEZCPTM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

São Roque, a 70 quilômetros da capital, poderá receber o Expresso Turístico, programa da CPTM cujo roteiro tem como objetivo divulgar o turismo dos municípios cortados pela ferrovia. A possibilidade foi discutida na sexta-feira, 9/10, entre o deputado João Caramez (PSDB), o prefeito de São Roque, Efaneu Nolasco, e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, na sede da secretaria em São Paulo.

A Estância Turística de São Roque é conhecida pela produção de vinhos e de alcachofra. Cortado pela antiga estrada de ferro Sorocabana, o município tem o perfil adequado para a implantação do Expresso Turístico, que já funciona nos trajetos Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes.

"É mais uma grande oportunidade de divulgar o turismo da cidade e de estimular o desenvolvimento do município", disse o deputado Caramez, empolgado com o projeto. O Expresso sairia de São Paulo pela linha Diamante (Júlio Prestes/Amador Bueno) e seguiria até São Roque exclusivamente para o percurso turístico previamente elaborado a fim de explorar três tipos de circuito: do vinho, ecológico e cultural.

Para o prefeito Efaneu, o projeto pode ser planejado de diversas formas e até cogitou a possibilidade de em um dos circuitos incluir um passeio de maria-fumaça. "A ideia é fantástica. Estamos muito empolgados com essa possibilidade e vamos fazer de tudo para concretizar este projeto o mais rápido possível", disse.

Segundo o secretário, a implantação do Expresso em São Roque dependerá do recebimento de novas composições.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp